Regras para publicação no Food Safety Brazil

Você gostaria de deixar a sua marca aqui no Food Safety Brazil? Conheça as regras de publicação e envie o seu post para redacao@foodsafetybrazil.org para apreciação.

Você é da academia? Um recado especial: a ideia aqui é a produção de um texto leve, de fácil compreensão e com conteúdo aplicável na prática para quem trabalha com processamento/manipulação de alimentos e toda a cadeia. Assim, seguimos primando por referências robustas e confiáveis, porém despidas da formalidade típica dos textos de TCC, mestrado e doutorado.

1) Títulos e Texto (geral)

1.1 Títulos

Os títulos devem ser escolhidos de forma a resumir o conteúdo do texto em poucas palavras. Como os textos são divulgados em outras plataformas virtuais além do blog, é sempre recomendável indicar no título que o assunto se refere à segurança de alimentos, ou pelo menos ao segmento de alimentos. Exemplos de títulos adequados:

– Lições ponto-a-ponto na indústria de alimentos

– Posso usar pia de granito em restaurantes e indústrias de alimentos?

– Como validar limpeza em uma indústria de alimentos

– Comunicação eficaz sobre qualidade e segurança de alimentos para o consumidor

1.2 Textos

A fim de obter melhor pontuação em máquinas de busca pela Internet (SEO), tais como o Google, algumas regras devem ser seguidas:

– O texto do título deve conter uma palavra-chave que resuma o assunto do post (exemplos: auditorias, ISO 22.000, uniformes, HACCP, lavagem de mãos). Esta palavra (ou todo o título) deve ser repetida no primeiro parágrafo do artigo.
– Esta mesma palavra-chave presente no título deve aparecer também no corpo do texto, em outros parágrafos além do primeiro. A quantidade de vezes dependerá do tamanho do artigo. O uso excessivo da palavra-chave (ex: em todos os parágrafos) também reduz a pontuação do post, portanto ela deve aparecer de forma contida.
– Os posts devem conter mais de 300 palavras;
– Sempre que possível, o autor deve fazer links internos, ou seja, citar em hipertexto outros posts já publicados pelo próprio Food Safety Brazil.

1.3 Quantidade de conteúdo

Não há limite para extensão de posts. Textos curtos têm a vantagem de serem objetivos, de rápida assimilação e potencial viralidade nas redes sociais. Posts mais longos e elaborados com imagens, links e informação robusta têm a possibilidade de receberem um posicionamento melhor nas máquinas de buscas, passando a serem reconhecidos como referências relevantes sobre o assunto na Internet. A marca para melhor reconhecimento das máquinas de busca é de no mínimo 300 palavras.

Caso o texto ultrapasse 2 páginas do equivalente a um arquivo em Word em Arial 12, recomendamos que seja enviado como anexo para ser clicado e baixado. Neste caso, é necessário elaborar um post com uma resenha que atraia o leitor para o texto principal e seja um resumo do conteúdo.

2) Linha Editorial

O objetivo do blog é fomentar o setor de alimentos por meio de informações confiáveis, críticas construtivas e sugestões plausíveis.

Os posts deverão tratar sempre de segurança de alimentos. Temas paralelos à segurança de alimentos que não pertencem ao escopo de atuação do blog (ex.: nutrição, segurança do trabalho, meio ambiente, desenvolvimento de produtos alimentícios) poderão ser contemplados somente quando o conteúdo dos posts puder ser correlacionado ao tema de segurança dos alimentos e este vínculo for trabalhado pelo autor.

Não serão aceitos ataques a empresas, segmentos ou agências governamentais. Críticas gratuitas a ingredientes, tecnologias, políticas governamentais e empresas não serão permitidas. Temas polêmicos cujo consenso não foi alcançado pela comunidade científica e pelo mercado como um todo deverão ser tratados em perspectiva panorâmica, apresentando-se preferencialmente dois ou mais lados dos posicionamentos (Ex: GMO, bisfenol, orgânicos, banimento de pesticidas e determinados aditivos, políticas de inspeção sanitária). O colunista também pode se posicionar sobre tais assuntos, deixando claro no texto que se trata de uma opinião pessoal e em quais fontes ou experiências ele está se baseando. Neste caso os textos serão alocados na seção “Meu olhar”. O texto não deve ser doutrinário e deve possibilitar ao leitor menos informado o acesso a diferentes pontos de vista.

2.1 Linguagem

A comunicação deve ser clara e acessível.

Não serão aceitas palavras de baixo calão.

Todos os textos devem ser revisados previamente no corretor ortográfico. Textos que não cumpram esta condição mínima, bem como concordância verbal e nominal, poderão ser recusados pelo revisor.

2.2 Originalidade

O material publicado no blog deve ser original. Não serão aceitas cópias literais de posts de outros blogs, agências de notícia, portais, Linkedin ou quaisquer outras páginas eletrônicas em português. Um post pode se basear em outras fontes, sobretudo sites, blogs e agências internacionais de segurança de alimentos, mas introduzindo informação adicional (opinião/experiência pessoal, comparação com a legislação local, dados brasileiros, comparação com outras indústrias, cruzamento de informações entre fontes diversas).

Nos casos em que um post usar como base um texto em língua estrangeira, não se deve ficar preso à tradução do original. Deve-se recontar o assunto em vez de traduzir, buscando clareza e evitando repetições. Trechos confusos, repetitivos ou não relevantes para o leitor brasileiro devem ser retirados, bem como informação útil deve ser agregada. A fonte do artigo original deve ser citada com o endereço eletrônico.

Também não é aceita a publicação de cópias de livros, artigos científicos e quaisquer outras publicações, exceto com autorização do autor, devendo ser justificada a razão da cópia e mencionada qual a fonte.

2.3 Citação de referências

As informações fornecidas devem ser sempre referenciadas, se possível com mais de uma fonte. Informações sobre legislações devem sempre citar em quais regulamentos, de quais órgãos e em quais trechos destes regulamentos (artigos, parágrafos, etc.) se baseiam, disponibilizando um link para acesso do leitor ao texto legal.

Quando se trata de legislação, lembrar sempre que pode haver diferenças entre estados e municípios e esta informação deve constar no texto. Indicar o órgão regulador, número e o ano de publicação.

O formato ideal para as referências é no modelo de hiperlink, já embebido no texto pelo próprio colunista, usando uma das palavras mais representativas da referência.

Deve ser evitada a forma de referência interna usada em trabalhos acadêmicos empregando sobrenome do autor e ano de publicação entre parênteses. Devem constar no final do texto os nomes completos dos autores citados, as obras e os demais dados bibliográficos.

2.4 Referências Internas (hiperlinks)

É uma boa prática pesquisar se o tema já foi abordado no blog. Caso já tenha sido, deverá ser referenciado no texto do novo post quando novas informações ou um novo olhar for fornecido.

Nos casos em que um tema já tiver sido abordado, recomenda-se fornecer hiperlinks para os posts anteriores. Temas repetidos só são aceitos quando trouxerem uma nova perspectiva/abordagem em relação a textos já publicados.

Os hiperlinks podem estar inseridos no texto ou formando uma lista na parte inferior do post mais novo.

3. Política de publicidade de marcas, equipamentos e serviços

Os textos não devem fazer propaganda explícita ou disfarçada de empresas, marcas, equipamentos ou fornecedores de serviços.

Por vezes, dado o contexto de uma informação, é aceitável citar nomes de empresas, e isso, quando feito como meio de informação, não caracteriza propaganda.

O autor pode sugerir ao leitor o acesso a outras fontes na Internet sobre o assunto em pauta, desde que sites de órgãos públicos ou sem fins lucrativos.

É vedado o uso de logos oficiais de entidades governamentais ou associações sem fins lucrativos sem a prévia autorização por escrito dos mesmos.

4. Uso de Imagens

É desejável que o post tenha uma imagem ilustrativa. Imagens devem provir preferencialmente de acervos dos colunistas ou bancos gratuitos de imagens. Imagens de fontes privadas poderão ser usadas quando forem importantes para complementar a informação do texto e não tenham cunho comercial (como uma marca, por exemplo). As fontes de imagens de uso privado devem ser citadas, disponibilizando o link.

Imagens devem ser enviadas como arquivo separado do texto, em formato jpeg ou png com tamanho da ordem de 3300-500 Kb para melhor visualização. Imagens muito grandes não são necessárias e pesam. Imagens muito pequenas também não são adequadas, pois no caso de compartilhamento da postagem nas redes sociais, elas não aparecem.

Use apenas uma palavra para nomear o arquivo de imagem. O nome de arquivo das imagens não deve conter caracteres não amigáveis (@, Ç, ~, acentos, símbolos) para não afetar o processamento de dados e velocidade do blog. Não use espaços. Opte por traço baixo (_) caso queira usar mais palavras.

A Associação Food Safety Brazil não emite comprovantes de publicação. Se você precisa comprovar a publicação, utilizar o próprio link permanente.

Após a publicação, visite seu post periodicamente, principalmente no primeiro mês. Leitores podem ter feito comentários e perguntas.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar