Contato

Esta seção é aberta aos leitores para perguntas e respostas. As respostas provindas de leitores são publicadas sem análise prévia, portanto não há garantia de que estejam corretas. Para saber se sua resposta é proveniente de um colunista do blog, verifique se o nome do autor consta na aba Colunistas, situada na parte superior da página.

Nossa Associação não oferece consultoria a questões personalizadas de empresas ou de particulares.

Sua dúvida poderá gerar um post que irá não somente ajudá-lo, mas também auxiliará vários outros leitores. Contudo, pode ser necessário esperar para que seja gerado conteúdo, conforme a disponibilidade dos colunistas, que são voluntários.

Não enviamos materiais por e-mail nem possuímos plantão de dúvidas individualizado.

Gostaria de sugerir uma pauta? Escreva para editor_chefe@foodsafetybrazil.org

20 thoughts on

Contato

  • Adriana

    Parabenizo à colunista Juliana Barbosa pelos excelentes posts sobre programas de autocontrole para indústrias de alimentos de origem animal. Muito bom o material, claro e objetivo.

  • Júlia

    Em relação a produção de embalagens secundárias, devem seguir mesmos requisitos e legislações de embalagens primarias? Não seria amplamente exigente para o segmento?

    • Vanessa

      Oi Julia, as legislações da Anvisa são para materiais de contato direto, logo no caso das embalagens de alimentos, estas exigências legais somente se aplicam para embalagens primárias.
      Entretanto, vale ressaltar que para embalagens secundárias para alimentos, estas devem ser fabricadas com critérios de higiene (BPF).

  • Milena

    Boa tarde, tudo bem?

    Tenho uma dúvida a respeito da produção de alimentos artesanais, mais especificamente bifes de hambúrguer veganos. Eles são produzidos de forma 100% manual, porém, gostaríamos de saber se comprando um misturador de massa ele deixaria de ser artesanal. O restante todo do processo continuaria sendo manual, porém a massa tem ficado pesada para misturar no braço.

    Aguardo retorno e agradeço desde já!

  • Katherine Rocha Miranda

    Boa tarde! Gosto muito dos artigos relacionados a novas legislações que o Food Safety aborda, é de grande ajuda.
    Tenho uma dúvida um tanto ampla, trabalho em uma indústria de alimentos e temos estação de tratamento de água com captação de manancial superficial e processo de filtração rápida (decantação, floculação, filtro e desinfecção (cloração), a água gerada é destinada a produção e consumo, além de que fornecemos para outras duas empresas (indústrias de alimentos) também. Primeiro: Nós realizamos análises semanais básicas (Turbidez, Cor, Coliformes e E. Coli) e as análises semestrais e anuais. Temos de seguir mais a fundo todos os parâmetros exigidor no anexo XX? Pois a legislação deixa tudo muito amplo, ficamos na dúvida onde nosso caso se encaixa melhor.

  • Naiara D. Rodrigues Haensel

    Boa tarde! Primeiramento parabenizo o trabalho dos colunistas aqui, são muitos materiais de grande ajuda para pessoal da industria. Buscando por uma tradução do guia de validação de medidas de controle encontrei a página do FSB https://foodsafetybrazil.org/traducao-guia-para-validacao-de-medidas-de-controle-de-seguranca-de-alimentos/ porém ao tentar baixar o guia a página dá erro.

  • Edson A. Silva

    Boa tarde Srs. Aqui é o Edson
    Eu Sou o representante da Fazenda Du Pará, que planta, extrai, refina a Gordura de Palma.
    Quero acessar matérias sobre a Gordura de Palma, como devo fazer?

    Muito obrigado,

    Edson A. Silva

  • Luiza

    Olá, gostaria de saber se vocês tem conhecimento de algum estado/prefeitura que licencia a produção de alimentos na residência do produtor, conforme autoriza a RDC49?

  • Michel

    Saudacões!
    Gostaria de saber se cloro em alimentos pode fazer mal para a saúde, e se existe alguma norma sobre isso.
    Recentemente comprei um conserva de azeitonas e ela estava com muito cheiro e gosto de cloro. Vi que outros consumidores reclamaram tbm.
    Contatei a empresa e eles disseram que o sabor pode estar alterado pela acidez e amargor das azeitonas. Mas não parece see esse o problema.
    Pergunto porque a empresa pode estar intoxicando os consumidores e neste caso deve ser denunciada.

  • Rodrigo Silva

    Que legal…!!
    Esta foi uma visita excelente, gostei muito, voltarei assim
    que puder… Boa sorte..!

  • Hellen

    Olá!
    Sou nutricionista em uma rede de supermercados e quero comentar a postagem sobre o desperdício de alimentos. Sou totalmente a favor da discussão sobre novas diretrizes para o consumo após o prazo de validade ser extrapolado dos tipos de alimentos abordados. O desperdício é alto, muitas vezes não conseguimos fazer a troca com a empresa fornecedora e, na maioria das vezes, o produto ainda está estável. Me preocupa tamanha perda de alimentos com tantas famílias carentes sem ter o que pôr à mesa. Extremamente necessário uma discussão a respeito.

  • LUIZ CARLOS

    MEU NOME É LUIZ CARLOS SOU BOMBEIRO PROFICIONAL CIVIL E CONSTANETEMETE ESTOU FAÇO DIALOGOS NA EMPRESA A QUAL PRESTO SERVIÇO TEMOS UMA COZINHA INDUSTRIAL. MUITO BOM E ESCLARECEDOR PARABÉNS PELO ARTIGO.

  • Josiel Pedro

    Boa tarde, tenho duas dúvidas, em relação a embalagens e superfície em contato com alimento, sabemos que a ANVISA não determina nenhum limite microbiológico, contudo, orienta a seguir os padrões estabelecidos para o alimento em si, porém, quando realizamos ensaios em superfícies, embalagens ou até mesmo mãos (manipuladores) os resultados vem em UFC/cm², como podemos comparar os resultados se as unidades de medidas são diferentes? Tem alguma recomendação?
    Outro ponto, o site possui muitos eventos com assuntos muito interessantes, tem alguma forma de assistir os eventos que já passaram?

  • Giovanna Miranda

    Bom dia,
    Gostaria de solicitar uma informação por gentileza. Precisamos fazer teste de SWAB de mãos nos nossos colaboradores, trabalhamos na area de alimentos. Poderiam nos indicar algum laboratório que faça esse tipo de análise? Estamos localizados em Minas Gerais. Agradecemos desde já a atenção e colaboração. Atte. Giovanna

    • Leonardo Marcoviq

      Bom dia Giovanna.
      Não faz parte da política do Food Safety Brazil indicar laboratórios que façam análises de Swab.
      Porém, uma dica útil que podemos lhe dar é pesquisar no site do InMetro (www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble) laboratórios acreditados na ISO 17025 na sua região. Tendo esses contatos, você pode questioná-los quanto a este tipo de serviço.
      Espero ter ajudado

  • Mylla

    Boa tarde pessoal, tenho uma dúvida em relação à inclusão de marca de suplementos alimentares, ela deve ser feita na anvisa ou apenas o comunicado de inicio de fabricação?

  • LUIS MACHADO

    Gostaria de um treinamento específico para as alterações do Codex Alimnetarius 2022. Tens disponível?

  • Elizabeth Ferreira

    Boa tarde

    Gostaria de saber se já sabem quando sairá a tradução em Português da IFS Food Versão 8.

    Cumprimentos

  • Amândio Oliveira

    Boa tarde,

    Gostaria de um esclarecimento relativamente à legislação Brasileira (Resolução CISA/MA/MS 10/1984), que refere que a temperatura dos alimentos congelados é até -8ºC quando todas as referências internacionais apontam para a referência de igual ou inferior a -18ºC.

    Gostaria de saber se esta temperatura é efectivamente praticada em produtos de origem animal e qual o seu enquadramento numa perspectiva de qualidade e segurança alimentar. Obrigado.

  • Fernanda Cezar setti

    Boa tarde!!!
    Tudo bem?
    Trabalho com produção de maionese
    Estou tendo dificuldades com a limpeza do tanque emulsificador de 500 kilos
    Porém Temos sistema Cip e nao esta sendo eficiente.gostaria de ter ajuda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar