Série: Práticas para fazer mudanças comportamentais a longo prazo e reduzir as DTAs!

2 min leitura

Venho continuamente discursando que se queremos uma cultura de segurança de alimentos, “simplesmente”, precisamos investir em gente!  Logo, decidi iniciar uma série de posts para refletirmos sobre práticas que possam nos trazer resultados através das mudanças de comportamentos!

Tenho convicção que estas mudanças só ocorrem a longo prazo (cultura não se forma do dia para a noite…), e a partir de investimentos contínuos na sensibilização, conscientização e educação continuada das pessoas em todos os níveis organizacionais.

Quem faz, ou não faz, segurança de alimentos é GENTE, logo, vamos buscar entender um pouco mais de GENTE!

Vamos iniciar fazendo alguns questionamentos e reflexões:

Por que temos níveis mundiais tão elevados de DTA, doenças transmitidas por alimentos, (1,8 milhões de mortes ao ano, segundo a Organização Mundial da Saúde), apesar dos milhões de dólares gastos para cumprir com os regulamentos cada vez mais rigorosos sendo estabelecidos para todos os segmentos da indústria de alimentos?

Quantos milhões de dólares são investidos em centros de pesquisas para investigar as causas de doenças transmitidas por alimentos?

Quanto nos custa manter salários dos inspetores e especialistas em Vigilância sanitária?

Quanto custa um tratamento médico de DTA?

Quanto custa um recall? Quanto custa recuperar a imagem da empresa?

Muitas perguntas para instigar você a refletir sobre os custos que podem estar vinculados ao não cumprimento de práticas tão simples. Vamos iniciar falando de práticas básicas.

Quanto das doenças e obviamente, dos custos acima não poderiam ter sido evitados pela simples prática de higienização das mãos?

Vamos compartilhar ideias e experiências sobre esta prática básica na indústria de alimentos?

Post aqui em baixo sua resposta:

Quais são os maiores desafios para que esta prática seja praticada em sua organização?

Qual o melhor procedimento para higienização das mãos?

Qual parâmetro microbiológico você utiliza como limite de referência para o Swab de mãos?

Aguardo sua participação para darmos continuidade em nosso bate papo sobre Melhores práticas para fazer mudanças comportamentais a longo prazo. Até a próxima!

Créditos de imagem: ANVISA.

One thought on

Série: Práticas para fazer mudanças comportamentais a longo prazo e reduzir as DTAs!

  • Everton Santos

    Interessante o assunto !

    Com o aprimoramento da segurança em alimentos acabamos focando em RDC, HACCP, TACCP, VACCP e outros não menos importantes, mas que talvez usem toda atenção que poderia ser aplicada, também, em atividades simples como a higienização correta das mãos.

    Respondendo as perguntas:

    Acredito que o maior desafio para realizar essa prática seja a conscientização da diretoria.Ela precisa entender que gastos financeiros em BPF previnem outros gastos financeiros maiores. Essa barreira psicológica faz parte de grande parte das empresas de pequeno porte.

    O melhor procedimento para higienização das mãos pode variar conforme a realidade de cada empresa. Mas alguns itens são indispensáveis como torneiras sem acionamento manual, algum alarme ou incentivo de X frequência para que os funcionários parem o que estão fazendo e higienize as mãos, alguém para fiscalizar se no início da rotina de trabalho se os funcionários realizou a higienização, entre outros.

    Para criar o limite para Swab adotei o Soares 2013, que deixa um limite para S. aureus e E.coli, baseando nisso criei um limite de segurança.

    Att

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar