Perfil das empresas certificadas em segurança de alimentos no Brasil

< 1 min leitura

Quem são, onde estão e em quais normas as empresas que buscam diferencial competitivo em segurança de alimentos estão certificadas? Para responder essa pergunta, a Flavor Food Consulting realizou um levantamento do mercado para entender o comportamento das empresas brasileiras e analisar tendências.

Até agosto de 2013, foram emitidos 251 certificados em normas de segurança de alimentos reconhecidas pelo GFSI  (Global Food Safety Iniciative) no Brasil.   A FSSC 22000 corresponde a 50,2%  do universo de empresas certificadas. A norma BRC é a segunda em preferência, com 35,9%, seguida pela IFS, com 13,1%. Somente duas empresas possuem o certificado SQF. 

 

 

 

 

 

 

 

Essas informações e muito mais você encontra aqui.

7 thoughts on

Perfil das empresas certificadas em segurança de alimentos no Brasil

  • Aline Cabral

    E quanto a refeições coletivas? quais são os números de certificados emitidos?
    Sei que ainda é um ramo novo para abrangência da 22.000, porém não menos importante.

    • Marcelo Garcia

      Alyne,
      O site ISO não informa a relação de empresas certificadas, mas há empresas certificadas em catering no site da FSSC 22000 e BRC e elas engrossam os números publicados.

  • Clara

    Já que a ISO 22000 não é reconhecida pelo GFSI, qual norma a substitui?

    • Marcelo Garcia

      Clara, a ISO 22000 é complementada pela ISO TS 22002 e requisitos adicionais que compõe a FSSC 22000, o que talvez para seu melhor entendimento podemos charmar de “substituta”. Para saber mais, navegue na nossa aba FSSC 22000.

  • Fernando

    Excelente levantamento. Parabéns pela iniciativa!

  • Ana Oliveira

    Recentemente ministrei um curso de APPCC em serviços de alimentação com a participação de proprietários de restaurantes entre outros. Entenderam que o Sistema APPCC é sim uma excelente ferramenta na prevenção de riscos à saúde, mas revelaram que a grande dificuldade na sua implementação seria mão de obra com alta rotatividade e mudança da cultura do pessoal além das exigencias de monitoramentos constantes ao longo do processo que é muito acelerado. O APPCC é um dos elemento chaves da ISO 22000.As unidades já certificadas venceram estes desafios e creio que certamente trabalharam fortemente a motivação do pessoal, o trabalho em equipe e o seu papel na produção de um alimento seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AQMKT
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar