Quem são, onde estão e em quais normas as empresas que buscam diferencial competitivo em segurança de alimentos estão certificadas? Para responder essa pergunta, a Flavor Food Consulting realizou um levantamento do mercado para entender o comportamento das empresas brasileiras e analisar tendências.
Até agosto de 2013, foram emitidos 251 certificados em normas de segurança de alimentos reconhecidas pelo GFSI (Global Food Safety Iniciative) no Brasil. A FSSC 22000 corresponde a 50,2% do universo de empresas certificadas. A norma BRC é a segunda em preferência, com 35,9%, seguida pela IFS, com 13,1%. Somente duas empresas possuem o certificado SQF.
Essas informações e muito mais você encontra aqui.
Aline Cabral
E quanto a refeições coletivas? quais são os números de certificados emitidos?
Sei que ainda é um ramo novo para abrangência da 22.000, porém não menos importante.
Marcelo Garcia
Alyne,
O site ISO não informa a relação de empresas certificadas, mas há empresas certificadas em catering no site da FSSC 22000 e BRC e elas engrossam os números publicados.
Clara
Já que a ISO 22000 não é reconhecida pelo GFSI, qual norma a substitui?
Marcelo Garcia
Clara, a ISO 22000 é complementada pela ISO TS 22002 e requisitos adicionais que compõe a FSSC 22000, o que talvez para seu melhor entendimento podemos charmar de “substituta”. Para saber mais, navegue na nossa aba FSSC 22000.
Fernando
Excelente levantamento. Parabéns pela iniciativa!
Ana Oliveira
Recentemente ministrei um curso de APPCC em serviços de alimentação com a participação de proprietários de restaurantes entre outros. Entenderam que o Sistema APPCC é sim uma excelente ferramenta na prevenção de riscos à saúde, mas revelaram que a grande dificuldade na sua implementação seria mão de obra com alta rotatividade e mudança da cultura do pessoal além das exigencias de monitoramentos constantes ao longo do processo que é muito acelerado. O APPCC é um dos elemento chaves da ISO 22000.As unidades já certificadas venceram estes desafios e creio que certamente trabalharam fortemente a motivação do pessoal, o trabalho em equipe e o seu papel na produção de um alimento seguro.
Pingback: