Para atualização das informações, consulte Surtos Alimentares no Brasil – Dados atualizados em maio de 2017
O post Surtos Alimentares no Brasil – dados atualizados em 2013 tem sido o de maior procura pelos leitores do blog Food Safety Brazil, pois traz dados referentes aos surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos em nosso país.
As informações disponibilizadas agora neste post e nas fontes oficiais retratam dados até o mês de agosto de 2014.
No ano de 2013, tivemos registro de 800 surtos de DTA e 14.670 pessoas doentes. Até o meio do ano passado, tivemos 209 surtos com 2.950 pessoas doentes (26% do total dos casos relatados em 2013).
Outro dado interessante divulgado foi a série histórica dos surtos de DTA no Brasil, onde inclui-se também o número de pessoas expostas às DTA, como mostra a imagem a seguir:
Os alimentos mistos continuam à frente dos alimentos mais envolvidos nos surtos. Os casos ignorados, entretanto, se sobressaem novamente, com 4308 casos.
A dificuldade de se identificar o agente causador é um fato que se repete historicamente:
Um dado que chama atenção é que em 2014 tivemos 20 casos onde a causa do surto foi a água.
E.coli e Salmonella continuam em primeiro e segundo lugar como os agentes etiológicos mais associados aos surtos, respectivamente.
As residências continuam como o local principal de ocorrência dos surtos, com 38% dos casos relatados até agosto de 2014, seguido dos serviços de alimentação, como padarias e restaurantes com 14%.
Não foram divulgados os dados sobre qual região do Brasil mais notifica os casos de DTA, mas acredita-se que continuam sendo a região sul seguida da sudeste.
Este resultado vem se repetindo desde o ano 2000:
Fonte: http://www.anrbrasil.org.br/new/pdfs/2014/3_PAINEL_1_ApresentacaoRejaneAlvesVigilanciaEpidemiologica-VE-DTA-Agosto_2014_PDF.pdf
Fabiana Ferreira
Somente nesse ano acredito que duas pessoas da minha familia foram vitimas de intoxicação alimentar. Em cerca de 1 dia sintomas como febre, vômito e náuseas foram diagnosticados pelo hospital como virose. Em um caso chegaram a receitar antibióticos. Acho que o maior desafio é capacitar os hospitais a diagnosticar e investigar melhor os agentes causadores dos distúrbios fundamentalmente atribuídos as viroses. Esses dados são fundamentais para discutirmos isso! Parabéns por compartilhar!
Themis Lima
Parabéns ao autor por nos dar informações atuais sobe os surtos. Essas informações são de grande valia para fins didáticos e também para ajudar as indústrias a conduzir a análise de perigos.
Obrigada por compartilhar
IDA RITA BASTOS FINGER _
Oi Marcelo! Estava procurando uns dados para um trabalho do meu pós e para minha alegria encontrei você, seus estudos e exatamente o que eu estava procurando. Foi muito legal colega! Continue assim rsrsr Um abraço!
Aurianna Barros
Olá! Nossa, muito feliz ao encontrar sua pesquisa, sou professora de Microbiologia de Alimentos e estava buscando exatamente isso para levar pra sala de aula. Obrigada por compartilhar suas informações. Sucesso!
Júlia Paiva
Amei esses dados. Sou professora de microbiologia de alimentos, e sinto falta da divulgação desses dados tão alarmantes.
Gostaria do seu e-mail para entrar em contato.
Adriana Sanches
Adorei seu texto e informações!