Segurança de alimentos negligenciada nos programas de gastronomia?

2 min leitura

Hoje em dia, os programas de gastronomia e chefs badalados estão bastante na moda. Aqui no Brasil temos Homens Gourmet (que eu particularmente gosto muito), Brasil no Prato com Carla Pernambuco, Programa da Palmirinha e Cozinha Caseira, exibidos no canal Bem Simples. Na Globo temos a Ana Maria Braga, Hoje em Dia na Record, Manhã Maior na Rede TV!, Delícias do Chef na Gazeta, entre outros. Existe o programa Diário de Olivier e o Que Marravilha! no GNT. Programas internacionais exibidos pela TV por assinatura há muitos, e podemos citar como exemplo: Jamie Oliver, Claire Thomas, Nigella, e as competições e “reality shows” como Top Chef e MasterChef.

Todos eles apresentam receitas deliciosas, muitas delas são práticas e rápidas, todos os pratos são lindos e dão água na boca. Mas será que além do visual e do sabor, a segurança de alimentos também é considerada? Jamie Oliver talvez seja um dos chefs mais conhecidos mundialmente, no entanto ele já foi visto algumas vezes com as unhas sujas, e aparentemente ele se esquece de lavar os vegetais antes do preparo. Até vi uma crítica de uma telespectadora espanhola em relação à higiene das mãos e dos alimentos no próprio blog dele. Claire Thomas ensina receitas fáceis e saudáveis e tem um cabelo lindo e maravilhoso, mas sempre livre, leve e solto na cozinha, sobre os alimentos. Outro dia vi MasterChef na edição australiana, e foi um festival de piercings faciais, chapéus, anéis, esmalte nas unhas entre outras “não conformidades”. Ainda acho os programas brasileiros de culinária um pouco mais cuidadosos em relação à segurança de alimentos. E você, leitor, também tem esta opinião?

Os cursos de gastronomia e os programas de culin

ária e competição de chefs deveriam ressaltar mais a segurança de alimentos e não esquecer que as regras e a legislação também se aplicam a eles.

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: crumbsfeedyourfamily

5 thoughts on

Segurança de alimentos negligenciada nos programas de gastronomia?

  • Liliane Maistro

    Excelente artigo pois enaltece a importância dos preceitos básicos de higiene nas práticas operacionais, os quais são válidos para todos estabelecimentos que operam com alimentos, independentemente do glamour do local ou do Gran Chef.

  • Camila Miret

    Olá, Liliane, obrigada por apreciar o nosso blog e por ter gostado do artigo. Os programas de gastronomia e restaurantes de alto luxo muitas vezes não aplicam as normas de higiene e segurança de alimentos, e isto é preocupante. A legislação não é exclusividade das indústrias, e sabe-se que (apesar de não termos estatísticas muito confiáveis no Brasil) a maioria dos surtos e contaminações ocorrem em casa e na manipulação dos produtos em restaurantes e cozinhas industriais.
    Um grande abraço!

  • jackeline

    Acho um nojo assistir a programas de culinária e ver as mulheres com cabelos soltos em cima da dos alimentos…Unhas com esmaltes usando brincos homens com barbas enormes um horror principalmente nestes programas estrangeiros que come uma comida dessas deve comer muito cabelo e coisas nojentas afffffff!!!!!!

  • Gisele S. Bocci

    Muito bom ! Super concordo e parabéns pelo post.

  • Jorge Luiz

    Sou Gastrônomo, chef e consultor em gastronomia. E concordo sobre a publicação acima. E inadmissível o modo como alguns chefes de cozinha se comportam diante dos alimentos. A total falta de preocupação com a segurança e higiene, salta aos olhos. Incrivelmente, são profissonais que pelo que se sabe, estiverem em escolas de Gastronomia renomadas, tipo, Le Cordon Bleu, e com experências em grandes restaurantes na França, Espanha e mesmo Brasil. Já tive o desprazer de ver chef francês enfiar o dedo em uma panela para experimentar uma receita em um destes famigerados programas de competição gastronômicos, outro chef estrela de um certo canal de TV, prepara suas receitas totalmente alheio as mínimas normas de higiene e segurança e ainda recebe convidadas com cabelos esvoaçantes que o ajudam a confecciona-las. Sem contar os artistas que pelo simples fato de se acharem “gourmand”, (Carolina Ferraz, Rodrigo Hilbert) desfilam seus charmes pela cozinha sem a menor t?cnica. Higiene e Segurança alimentar estão presente nos cursos de gastronomia e inclusive tem um peso muito grande nas avaliações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AQMKT
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar