A FSSC publicou esclarecimentos sobre a interpretação dos requisitos adicionais.
Um deles diz que:
“A organização deve implementar um sistema para garantir que a análise de insumos essenciais para a confirmação da segurança dos produtos é realizada. As análises devem ser realizadas com padrões equivalentes aos descritos na norma ISO 17025”.
Atenção deve ser dada ao termo – confirmação da segurança de alimentos – não se trata, portanto de análises para a realização ou a manutenção da segurança dos produtos, mas sobre a confirmação da segurança do produto.
Insumos / materiais críticos para a confirmação da segurança do produto pode incluir qualquer material que é adicionado para fabricação do produto ou usado como um auxiliar de processamento. A criticidade de um insumo / material está relacionada com o potencial do mesmo em introduzir contaminação no processo ou ambiente, tais como patógenos, aflatoxinas, resíduos de pesticidas, metais pesados , etc, ou uma propriedade específica que afeta o produto, tais como valor de pH ou umidade.
Os insumos / materiais criticos são normalmente sujeitos a requisitos especificados e são testados para garantir que não apresentem qualquer risco para o produto ou processo. Nos casos em que um perigo é identificado (por ex: pelo APPCC), um protocolo de testes apropriados devem ser realizados seguindo os padrões equivalentes aos descritos na norma ISO17025.
Isso não quer dizer que o teste tem de ser realizado por um laboratório acreditado , mas laboratórios não acreditados devem ser capazes de demonstrar que seguem os princípios da referida norma. Isto inclui , mas não se limita ao uso de padrões reconhecidos, métodos de análise validados, calibração de instrumentos , ensaios de proficiência, rastreabilidade das amostras e resultados, etc. Maiores informações estão disponíveis no post Como atender a ISO 17025 dentro da FSSC 22000.
Fonte: www.FSSC22000.com.
Tatiane
Esclarecedor esse post! Muito bom!
Sônia Böes
Ana, como consigo classificar um insumo como crítico, o que entendi foi que preciso considerar o potencial dele introduzir o risco no ambiente. Posso considerar que se um risco tenha uma severidade alta e uma probabilidade baixa, que o insumo não será crítico para meu processo, e se ele possuir uma severidade média e uma probabilidade alta, ele ser um insumo crítico?
Ricardo
Olá Ana Cláudia
Excelente matéria.
Você tem algum formulário para gestão de resíduos?
Obrigado