Nesse nosso imenso país, podemos observar claros eixos onde as empresas de alimentos e seus insumos optam por ou são obrigadas a se certificarem em algum esquema de gestão de segurança de alimentos.
Conforme foi mencionado no post sobre o Perfil das empresas certificadas em segurança de alimentos, há concentração de certificações em produtos cárneos na norma IFS e BRC, sendo que a liderança destes produtos é do oeste do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Goiás.
Já a norma FSSC 22000 tem aplicação mais eclética, e pode ser observada espalhada em todo o território nacional.
Somente dois certificados foram emitidos para a o esquema SQF até agosto de 2013.
Cidades que apresentam círculos maiores detêm maior número de certificados.
Pequeno = 1
Médio = 2 a 5 certificados/município
Grande = 6 a 10 certificados /município
Muito grande > 11 certificados
Perguntamos à Caroline Nowak, representante do esquema IFS no Brasil, por que razão há uma predileção por esta norma dentre o universo de cárneos. A resposta foi objetiva e mostra mais uma vez a influência do cliente na adoção de esquemas.
“A maioria das plantas certificadas pela IFS sao carnes pois normalmente estas empresas exportam para Europa e lá a IFS é a norma mais exigida”. Sobre a “rivalidade” entre BRC e IFS, ela pondera: ” na Europa a BRC faz mais sucesso na Inglaterra e um pouco na Holanda. Os varejistas dos outros países (Alemanha, Françaa, Itália, Espanha etc.) apoiam mais a IFS”
Adriana Louro
Boa Tarde!!
Pelo mapa, consigo ver que na região de Petrolina/Juazeiro há uma empresa certificada em FSSC22000. Há como eu saber de qual empresa se trata? Estou de mudança para Petrolina, e gostaria de saber o cenário do segmento de alimentos da região.
Obrigada,
Adriana
Marcelo Garcia
Adriana,
O nome e o endereço de todas as empresas estão no site http://www.fssc22000.com, de onde foram retirados os dados para este levantament.