Não, no Brasil não há kit que detecta látex, mas lá na Estônia, sim! Tem o teste ELISA para a medição de látex de borracha natural alérgeno (NRL) de uma variedade de produtos de borracha, como luvas para manipulação, materiais utilizados na selagem de latas, adesivos para selagem a frio, redes utilizadas como embalagens e alguns equipamentos que processam alimentos. Este teste é utilizado para a medição de alérgenos NRL clinicamente relevantes, e permite a quantificação de alérgenos individuais purificados, caracterizados, e anticorpos monoclonais específicos, contra quatro principais alérgenos de látex (Hev b 1, Hev b 3, Hev b 5 e Hev b 6.02) que estão presentes nos produtos NRL. A tecnologia está em conformidade com a norma ASTM International D7427-14, com quatro kits de reagentes de teste para utilização imediata para medir cada um dos principais alérgenos separadamente, e no tempo de ensaio curto (<2 horas).
Então, vamos monitorar por aqui também? Afinal, é lei (RDC26/15)! Assim, quando o látex natural for usado nos equipamentos e utensílios que entram em contato direto com alimentos, medidas de controle devem ser adotadas a fim de evitar a contaminação cruzada com esse alérgeno no produto final, realizando tal monitoramento, como no uso desse kit, até com a possibilidade da substituição desse material por outro que não tenha característica alergênica.
Para saber mais, clique aqui.
Daisy Fortes
Amei!!! Gratidão!!!
Karine
Obrigada pela generosa contribuição Cintia!!!
Cíntia Malagutti
Caras leitoras, disponham, afinal essa é nossa missão: “COMPARTILHAR!”
Mariana
Cinthia, que excelente! Muito obrigada por compartilhar conosco!
A título de curiosidade, vc tem conhecimento de quem já tenha utilizado o método? Hoje só importando mesmo, né?
Bjs!
Cíntia Malagutti
Sim Marina, essa é a informação que tenho. Abraços.
Maria Lenita de Rossp
Muito interessante sua exposição. Trabalho com ensaios de alimentos e fomos procurados por uma empresa que fabrica luvas de látex para saber da possibilidade da realização de ensaios que comprovem ou não a migração do látex alergênico para o alimento. Eles adquiriram o kit de detecção imunoenzimático da Estônia que você relata, porém o mesmo foi desenvolvido especialmente para luvas e não para os alimentos. Estamos tentando adaptá-lo mas não temos muito no que nos basear. Você conhece algo a respeito ou poderia nos indicar quem poderia ajudar? Obrigada e agradeço pela resposta.
Respeite o direito autoral e sempre referencie a fonte com hiperlink. Leia mais em: http://foodsafetybrazil.org/latex-na-industria-de-alimentos-afinal-ele-e-permitido/#ixzz4ZQKrkXbe
Marina Querino
Onde posso encontrar esse kit para comprar?
Natália Guirao
Olá Maria Lenita! Tudo bem? Trabalho em uma indústria de embalagens para alimentos e gostaria de encontrar um laboratório que realize análise de detecção de látex natural. Vocês já realizam esta análise?