Kit detecta potencial risco de alergia ao látex

< 1 min leitura

Não, no Brasil não há kit que detecta látex, mas lá na Estônia, sim! Tem o teste ELISA para a medição de látex de borracha natural alérgeno (NRL) de uma variedade de produtos de borracha, como luvas para manipulação, materiais utilizados na selagem de latas, adesivos para selagem a frio, redes utilizadas como embalagens e alguns equipamentos que processam alimentos. Este teste é utilizado para a medição de alérgenos NRL clinicamente relevantes, e permite a quantificação de alérgenos individuais purificados, caracterizados, e anticorpos monoclonais específicos, contra quatro principais alérgenos de látex (Hev b 1, Hev b 3, Hev b 5 e Hev b 6.02) que estão presentes nos produtos NRL. A tecnologia está em conformidade com a norma ASTM International D7427-14, com quatro kits de reagentes de teste para utilização imediata para medir cada um dos principais alérgenos separadamente, e no tempo de ensaio curto (<2 horas).

Então, vamos monitorar por aqui também? Afinal, é lei (RDC26/15)! Assim, quando o látex natural for usado nos equipamentos e utensílios que entram em contato direto com alimentos, medidas de controle devem ser adotadas a fim de evitar a contaminação cruzada com esse alérgeno no produto final, realizando tal monitoramento, como no uso desse kit, até com a possibilidade da substituição desse material por outro que não tenha característica alergênica.

Para saber mais, clique aqui.

8 thoughts on

Kit detecta potencial risco de alergia ao látex

  • Daisy Fortes

    Amei!!! Gratidão!!!

  • Karine

    Obrigada pela generosa contribuição Cintia!!!

  • Cíntia Malagutti

    Caras leitoras, disponham, afinal essa é nossa missão: “COMPARTILHAR!”

  • Mariana

    Cinthia, que excelente! Muito obrigada por compartilhar conosco!
    A título de curiosidade, vc tem conhecimento de quem já tenha utilizado o método? Hoje só importando mesmo, né?

    Bjs!

    • Cíntia Malagutti

      Sim Marina, essa é a informação que tenho. Abraços.

  • Maria Lenita de Rossp

    Muito interessante sua exposição. Trabalho com ensaios de alimentos e fomos procurados por uma empresa que fabrica luvas de látex para saber da possibilidade da realização de ensaios que comprovem ou não a migração do látex alergênico para o alimento. Eles adquiriram o kit de detecção imunoenzimático da Estônia que você relata, porém o mesmo foi desenvolvido especialmente para luvas e não para os alimentos. Estamos tentando adaptá-lo mas não temos muito no que nos basear. Você conhece algo a respeito ou poderia nos indicar quem poderia ajudar? Obrigada e agradeço pela resposta.

    Respeite o direito autoral e sempre referencie a fonte com hiperlink. Leia mais em: http://foodsafetybrazil.org/latex-na-industria-de-alimentos-afinal-ele-e-permitido/#ixzz4ZQKrkXbe

  • Marina Querino

    Onde posso encontrar esse kit para comprar?

  • Natália Guirao

    Olá Maria Lenita! Tudo bem? Trabalho em uma indústria de embalagens para alimentos e gostaria de encontrar um laboratório que realize análise de detecção de látex natural. Vocês já realizam esta análise?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AQMKT
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar