Dessalgando o bacalhau com segurança

2 min leitura

Um prato típico das ceias natalinas no Brasil é o Bacalhau. O preparo deste peixe requer que alguns cuidados simples sejam tomados para evitar que uma eventual contaminação ocorra em nossas residências.
Veja as principais dicas para armazenamento, dessalgue, congelamento e descongelamento:
– Ao comprar um bacalhau em bandeja de isopor retire da embalagem e o coloque em um recipiente plástico bem limpo, seco e com tampa.
– Armazene o bacalhau na geladeira, mesmo que tenha o comprado a temperatura ambiente.
– Para dessalgar o bacalhau, lave o peixe em água corrente retirando a camada grossa de sal. Depois coloque o bacalhau em um recipiente com água fria (na proporção de 2/3 de água para 1/3 de Bacalhau) e gelo. Mantenha este recipiente em geladeira. Trocando a água conforme os dados a seguir:
• Bacalhau Desfiado: 6 horas (trocando a água a cada 3 horas)
• Postas normais: 24 horas (trocando a água a cada 6 horas)
• Postas grossas: 40 horas (trocando a água a cada 8 horas)
• Postas muito grossas: 48 horas (trocando a água a cada 8 horas)
• Lombos muito grossos: 72 horas (trocando a água a cada 8 horas)


– Somente congele o bacalhau após o dessalgue do mesmo. Retire o bacalhau da água e coloque o mesmo em embalagens plásticas próprias para o congelamento de alimentos. Retire todo o ar do interior da embalagem, Com um correto manuseio o bacalhau pode ficar congelado por até 8 meses. Não se esqueça de colocar uma etiqueta sinalizando o nome do produto e a data de vencimento.
– O descongelamento do bacalhau deve ocorrer sempre na geladeira, no forno micro-ondas ou diretamente do forno de convecção.
Boas receitas e um feliz natal!

3 thoughts on

Dessalgando o bacalhau com segurança

  • Ricardo

    Não adianta dizer “postas normais”, “postas grossas” etc!
    É preciso dizer qual é a grossura (quantos centímetros) de uma posta chamada “normal”, de uma posta chamada “grossa” e de uma chamada “muito grossa”!

  • Ozzy

    Prezada Eng. Ana Claudia,
    quais seriam as explicações técnicas para o uso de água gelada e não de água quente para dessalgar o bacalhau, como é comumente praticado pela grande maioria das donas de casa?

    abs

  • Ana Claudia Frota

    Oi Ozzy, obrigada pela pergunta. O processo com água gelada é mais seguro, pois irá evitar que o bacalhau fique na zona perigosa de temperatura, a qual favorece o crescimento microbiano (5 – 65º C), o que geralmente causa odores fortes e pode levar a deterioração do produto. Além disso, também traz um benefício sensorial, visto que a carne ficará mais tenra e consistente, já que não corre o risco de pré-cozinhar. Na água gelada o bacalhau não irá exalar cheiro algum.
    Abraços, Ana Claudia Frota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar