CDC identifica os grupos de pessoas mais suscetiveis à Listeria

2 min leitura

Segundo estudo, mulheres e os idosos são as pessoas que enfrentam o maior risco de hospitalização e morte por tendo a Listeria como agente etiológico, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

 A agência também identificou que os surtos recentes ocorridos no país, estão relacionados ao consumo de queijo macio contaminados com a bactéria.

 Adultos com 65 anos ou mais estão entre os grupos mais afetados, pois eles são quatro vezes mais propensos a adquirir a infecção através da Listeria, do que a população geral dos EUA.

 

As mulheres grávidas, por sua vez são dez vezes mais suscetiveis à infecção e ainda, mulheres grávidas hispânicas são vinte e quatro vezes mais.

 Dos dez surtos identificados, seis estavam ligados a queijos de pasta mole (principalmente queijos no estilo mexicano) e dois ligados a produtos crus (melão inteiro e aipo picado).

 Recomendação do CDC

 O CDC recomenda a não ingestão de leite não pasteurizado ou queijo macio feito a partir de leite não pasteurizado.

 Essas pessoas que estão no grupo de risco devem ter noção de que queijos de pasta mole em estilo mexicano, como o queijo fresco, têm causado doenças, possívelmente por causa da contaminação durante a fabricação do mesmo.

 A Listeria pode causar infecções graves em certos grupos, resultando em maiores taxas de hospitalização e morte do que a maioria das outras bactérias transmitidas por alimentos contaminados, segundo o relatório Vital Sign.

 Este relatório fornece uma visão de 2009 a 2011 sobre a incidência de doenças. Através do mesmo, descobriu-se que mais de 1.650 casos de listeriose foram notificados ao CDC ao longo de um período de 3 anos.

 “Danos severos são causados pela Listeria monocytogenes em mulheres grávidas, idosos e pessoas com sistema imunológico debilitado, ocasionando o envio de muitos para hospital e provocando aborto espontâneo ou morte em um a cada cinco enfermos”, afirma Tom Frieden, diretor do CDC.

 “Precisamos desenvolver novas tecnologias moleculares para nos ajudar a lincar os surtos de doenças aos alimentos o mais rápido, evitando mortes. Por esta razão, o presidente propõe investir orçamentos em novas ferramentas para promover este trabalho”.

 Diferentes fontes

 Os recentes surtos têm sido associados a alimentos não usualmente veiculados (melões, por exemplo. Link: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/15627/conteudo+opera.shtml ) à Listeria, destacando as necessidades das medidas de controle e de identificar mais alimentos que podem causar esta infecção, impedindo o patógeno causador de entrar na cadeia alimentar.

 “As menores taxas de infecção por Listeria atribuida à carnes e à aves na década passada tiveram sucesso atribuído às ações de políticas baseadas em prevenção e as Boas Práticas da indústria”, afirma Elisabeth  Hagen, subsecretária de Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos EUA.

“No entanto, o trabalho é contínuo, se esperamos continuar neste foco. A pesquisa adicional e monitoramento contínuo dos riscos crescentes nos permitirá desenvolver políticas que reduzam ainda mais a incidência de doenças”.

 Por fim, o presidente de orçamento, propõe um investimento de US $ 40 milhões para a iniciativa de detecção molecular avançada do CDC, que teria como objetivo fortalecer a capacidade do sistema de saúde pública para proteger as comunidades de doenças e enfermidades transmitidas por alimentos.

 

Fonte:http://www.foodqualitynews.com/Public-Concerns/CDC-identifies-people-most-at-risk-from-listeria/?utm_source=newsletter_daily&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter%2BDaily&c=Xu4GrUyj%2Fd7ADxt%2B4ztEnyCAPHDBS8Xd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar