Alerta sobre consumo de gema crua
< 1 min leitura
By Juliane Dias
Juliane Dias Gonçalves é Engenheira de Alimentos e especialista em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos, pela Unicamp. Atuou em indústrias como Danone, Bimbo e Sadia, na área de produção e Garantia da Qualidade. Tem vivência em implementação de sistemas e auditorias em países da América Latina. Foi consultora credenciada do PAS (Senai). Auditora líder em ISO 9001, BRC Food e FSSC 22000 pelo Bureau Veritas Certification até 2012. Professora convidada do curso de especialização em Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos, da Unicamp. Co-Chair da EHEDG no Brasil. Diretora de relacionamento da Flavor Food Consulting e Fundadora da Associação Food Safety Brazil.
Cristina Leonhardt
Oi, Juliane!
Assunto interessante… comi ovos de gema mole a infância inteira e..
.. não direi como muitos que nunca fiquei doente (porque seria mentira), mas realmente não morri, tampouco consegui associar minhas toxi-infecções da época com os ovos moles (nem teria condições técnicas para fazer isso).
olah que legal, o FDA indica o uso de ovos pasteurizados em receitas que pedem ovos que serão consumidos crus (como o molho de salada Caeser, sorvete caseiro, maionese caseira…): http://www.fda.gov/Food/ResourcesForYou/Consumers/ucm077342.htm
será que no Brasil está disponível no varejo como nos EUA?
Marcelo Garcia
Oi Cristina, obrigada pelo link.
Eu somente vi para a venda ovos pasteurizados em lojas especializadas em produtos para confeitaria em pequena escala. Um primeiro passo.
Felizmente a Salmonella não está tão presente assim em nossos ovos e nem todos adoecem na sua presença.
Devolvendo o link, na Austrália o assunto está sendo discutido:http://barfblog.com/warning-on-raw-egg-dishes-australian-food-safety-types-pontificate/