A Segurança de Alimentos na Copa do Mundo – Os resultados

3 min leitura

Faltando praticamente 40 dias para o inicio da Copa do Mundo de Futebol, para nós do Blog as notícias relacionadas à segurança de alimentos são tão ou mais importantes que as notícias sobre futebol. E para juntar a paixão dos brasileiros com a nossa paixão seguem as últimas notícias sobre a categorização dos serviços de alimentos, assunto já comentado no post A segurança dos alimentos na Copa do Mundo  .

 Na última sexta-feira (02/05) a Anvisa anunciou as notas do primeiro ciclo da Categorização dos Estabelecimentos de Alimentação e os selos que serão afixados nos estabelecimentos participantes.

 O primeiro ciclo vai orientar as correções que os estabelecimentos devem adotar. Somente após o segundo ciclo de inspeções que os selos serão fixados, a previsão é que isso ocorra a partir do final de maio, as notas individuais dos bares, restaurantes e lanchonetes serão divulgadas na mesma época.

 Os estabelecimentos foram classificados em A, B, C e P (Pendentes). Qualquer estabelecimento com notas A, B ou C é seguro para o consumidor e apresenta condição sanitária satisfatória.

Nota A: estabelecimentos de melhor classificação. São aqueles serviços que cometem poucas falhas e estas, por sua vez, são de menor importância. Além disso, esses estabelecimentos cumprem itens classificatórios, ou seja, que melhor qualificam o serviço.

Nota B: estabelecimentos que cometem mais falhas do que grupo A. Essa falhas, em geral, são de baixo ou médio impacto. Caso haja falhas de alto impacto, a quantidade é muito pequena.

Nota C: estabelecimentos que apresentam maior quantidade de falhas, mas ainda no limite aceitável do ponto de vista sanitário.

Pendentes: estabelecimentos no qual a quantidade de falhas se coloca em um patamar inaceitável para a categorização. Nestes estabelecimentos, cada Vigilância Sanitária local adotou as medidas necessárias de acordo com o caso. Estas medidas vão desde correções no processo até o fechamento do estabelecimento. Casos sejam melhor avaliados no segundo ciclo poderão receber as notas.

 Lembrando que a falta do selo pode significar que o local não participou do programa ou não atingiu a nota necessária.

 O projeto piloto inclui 11 cidades sede da Copa 2014 e mais 13 municípios que aderiram ao projeto. Além disso, também inclui os aeroportos das cidades que receberão a Copa. A exceção é o aeroporto de Manaus, em reforma, e o município de Salvador que não aderiu.

 Ao todo são 2.172 estabelecimentos em 24 cidades e 11 aeroportos que aderiram ao projeto. Todos estabelecimentos foram escolhidos pela Vigilância Sanitária local de acordo com o perfil da cidade.

Destaques:

 – Melhores cidades: Gramado e Mata do São João com respectivamente 77,14% e 53,80% dos estabelecimentos classificados com nota A e nenhum estabelecimento com pendências.

 – Gramado só apresentou estabelecimentos com classificação A (77,14%) e B (22,80%).

 – Cidades que não apresentaram nenhum estabelecimento com pendências: Gramado, Barueri, Caruaru, Mata do São João.

 – Cidades que não apresentaram nenhum estabelecimento com nota A: Jabotão dos Guararapes, Parnamirim e São Miguel do Gostoso.

 – Os aeroportos apresentaram melhores resultados gerais, devido ao programa fiscal desenvolvido, no qual a cada 90 dias, os serviçoes de alimentação devem ser inspecionados.

 – Melhores serviços de alimentação estão nos aeroportos de Curitiba e Cuiabá com 100% dos estabelecimentos classificados com nota A. Seguido de Natal que obteve 33,3% dos estabelecimentos com nota A e 66,7% com nota B.

 – Só apresentaram estabelecimentos com pendências os aeroportos de: Brasilia (5,26%), Salvador (10,53%) e Jabotão dos Gurarapes (5,56%), este último com nenhum estabelecimento com nota A.

 – Aeroporto de Belo Horizonte com 100% dos estabelecimentos classificados com nota C.

  Mais informações estão disponíveis no endereço: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/hotsite_categorizacao/index.html

 

5 thoughts on

A Segurança de Alimentos na Copa do Mundo – Os resultados

  • Marcelo Garcia

    Que orgulho Gramado estar entre as melhores classificadas.

    • Juliana

      Marcelo,

      Gramado, assim como as demais cidades, ainda podem ter seus resultados melhorados quando sair os resultados individuais dos estabelecimentos.Pois, eles terão oportunidade de melhorar na segunda vistoria.

  • LIUBA BORBA OLMOS

    OBRIGADA PELA INFORMACAO…INTERESSANTE ..!!! VAMOS OBSERVAR OS SELOS.

  • Regina Cainé

    Sou Nutricionista e trabalho com Assessoria à estabelecimentos de alimentos. Na minha opinião, esta fiscalização e certificação deveria se estender à todos os estabelecimentos do país, desta forma, ficaríamos muito mais seguros ao se alimentar fora de casa.

    • Juliana

      Regina,

      Este é um projeto piloto, mas há intenção de ampliação do escopo. Resta saber se haverá gente o suficiente para fiscalizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar