O que significa o termo “aprovado pelo FDA”?

2 min leitura

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o significado do termo “aprovado pelo FDA” e neste post você vai aprender um pouco sobre o que é o FDA, sua atuação e o que exatamente significa este termo.

O FDA (Food and Drug Administration) é uma agência federal do departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, um dos departamentos executivos federais norte-americanos.

O escopo da autoridade reguladora do FDA é muito amplo. Suas responsabilidades estão intimamente relacionadas com as de várias outras agências governamentais. Muitas vezes, frustrante e confuso para os consumidores é determinar a agência reguladora apropriada para entrar em contato.

O FDA possui o objetivo de proteger a saúde pública assegurando que os alimentos (com exceção da carne de gado, aves e alguns produtos de ovos que são regulados pelo Departamento de Agricultura dos EUA) sejam seguros, saudáveis, sanitários e devidamente rotulados; assegurar que os medicamentos humanos e veterinários e as vacinas e outros produtos biológicos e dispositivos médicos destinados ao uso humano sejam seguros e eficazes, protegendo o público da radiação de produtos eletrônicos; assegurar que cosméticos e suplementos dietéticos sejam seguros e rotulados corretamente, regulamentar produtos de tabaco, avançando a saúde pública e ajudando a acelerar as inovações de produtos.

As responsabilidades do FDA se estendem aos cinquenta estados dos Estados Unidos, ao Distrito de Columbia, Porto Rico, Guam, Ilhas Virgens, Samoa Americana e outros territórios e posses dos EUA.

A agência regula, portanto, medicamentos humanos, produtos biológicos, drogas veterinárias, dispositivos médicos, produtos de tabaco, alimentos, cosméticos e produtos eletrônicos que emitem radiação. Nem todos esses produtos são verificados pelo FDA antes de serem comercializados para uma avaliação de sua segurança e eficácia. Os esforços de fiscalização da agência frequentemente se concentram em produtos que já estão disponíveis para os consumidores e normalmente a instituição age corretivamente quando surgem problemas com a segurança dos produtos.

O FDA não aprova empresas, estabelecimentos de saúde, laboratórios ou fabricantes. Proprietários e operadores de empresas nacionais e estrangeiras de alimentos e medicamentos devem registrar suas instalações no FDA. Em outras palavras, ver “aprovado pelo FDA” no produto não significa que o FDA está aprovando a empresa ou a produção do produto no dia-a-dia. O FDA pode ter aprovado os suplementos dietéticos, água engarrafada, aditivos alimentares bem como alimentação para pecuária e alimentos para animais de estimação, mas o FDA não pode aprovar a produção do produto ou da empresa no dia-a-dia.

Para saber mais detalhes sobre a atuação do FDA veja aqui ou consulte diretamente o site da agência.

6 thoughts on

O que significa o termo “aprovado pelo FDA”?

  • Jaelder Carlos Rabelo

    Boa Noite. Um pais africano pode expedir um certificado FDA para enviar produtos para o Brasil, Ou somente para Os Estados Unidos?

    0
    • Roberta Leite

      Olá Jaelder!
      O termo “aprovado pelo FDA” se refere ao resultado de toda avaliação realizada pelo governo americano para que o alimento seja comercializado nos Estados Unidos, bem como Distrito de Columbia, Porto Rico, Guam, Ilhas Virgens, Samoa Americana e outros territórios e posses dos EUA, garantindo assim a saúde pública. Não trata-se de um certificado em si, e também não significa que o FDA verifica todos os produtos comercializados, aprova a empresa ou a produção do dia-a-dia. Cada país tem sua própria legislação e procedimento para regulação e fiscalização dos alimentos.

      0
  • Roberto Justino

    Bom dia.

    Somos uma empresa especializada na produção de papel para Alimentos. E estamos lançando uma linha de brinquedos para o mercado alimentos.

    Ou seja, brinquedos que pode ser comercializado juntamente com os alimentos. Normalmente utilizados em grandes Fatfoods.

    Pelo seu conhecimento precisamos ter a certificação FDA? Ou existe alguma outra certificação americana que podemos considerar?

    No Brasil Temos certificação do Inmetro.

    0
  • Luis rodrigues

    Ola bom dia, somos uma empresa Portuguesa e estamos registados no FDA, nos USA estao a nos cobrar 595 dolares por ano e só fazemos 3 vendas que rondam o valor total de 5000 euros ano no total , gostava de saber e o preço corresponde a realidade ou se estamos a ser roubados. obrigado

    0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar