Mediante a figura que ilustra este texto, a resposta seria SIM!!! Afinal, os erros de rotulagem de alergênicos são a causa primária de recolhimento de alimentos.
Nos EUA, os alérgenos não declarados causaram a maioria dos recalls no terceiro trimestre de 2017, sendo que diminuíram 11% no quarto trimestre de 2017, mas mesmo assim, segundo o FDA, os alérgenos não declarados foram a principal causa dessas retiradas de alimentos do mercado americano.
O relatório do Índice de Recuperação da Stericycle Expert Solutions revelou que os alérgenos não declarados totalizavam 96,9% de todas as unidades alimentares da FDA, que ficaram acima de apenas 8,4% no segundo trimestre. O topo da FDA recordou as categorias de alimentos no terceiro trimestre, incluindo alimentos preparados (17,7%), produtos assados (12%) e suplementos (11,4%), sendo que 95,6% foram considerados Classe I, a classificação mais séria para recall.
Para atender aos Requisitos dos Controles Preventivos de Alergênicos para o FSMA que também enfatiza o assunto, quanto à Prevenção do contato cruzado com alergênicos, as indústrias devem garantir:
-
- Limpeza de equipamentos compartilhados – controles potenciais de sanitização;
- Gestão adequada de retrabalhos;
- Cuidados para evitar contato cruzado com alergênicos advindos de insumos, durante o processo e após o processo, e;
- Etiquetagem precisa de alergênicos do produto final, garantindo que as etiquetas estejam corretas quando estão sendo utilizadas.
Vamos então citar algumas considerações sobre a Etiquetagem de Alergênicos:
- Precisão da etiqueta
- Impressão precisa dos ingredientes alergênicos na etiqueta
- Etiqueta certa na embalagem certa
- Programa da cadeia produtiva
- Ingredientes
- Etiquetas
- A etiquetagem adequada das embalagens protege:
- Os consumidores
- Único meio para que eles saibam quais alergênicos estão presentes no produto
- As empresas
- Recolhimentos de produtos
- Investigações legais
- Potenciais sanções
- Os consumidores
Os controles preventivos para as etiquetas e embalagens de alimentos são tão importantes como qualquer outra técnica de gestão de alergênicos!
Vale ressaltar a consideração de controles que devem:
- Garantir a impressão precisa
- Garantir que a etiqueta e a embalagem corretas sejam utilizadas para o produto
- Gerenciar as mudanças nas fórmulas, para garantir que a etiqueta correta seja utilizada durante a transição.
Exemplos de procedimentos:
- Projeto e revisão de texto
- Aprovação escrita das provas de etiqueta e embalagens
- Código de identidade de etiquetas e embalagens impressas
- Expedições de embalagens e embalagens pré-impressas
- A declaração “Pode Conter” – ou similar – NÃO é um substituto para as BPFs. Considerar cuidadosamente as implicações para os ingredientes com etiquetas de advertência (por exemplo, “Pode Conter”)
- Preferencialmente, revisão contínua da etiqueta ou filme plástico durante a operação
- Por exemplo, scanner de código de barras
- Fitas coloridas nas extremidades das embalagens empilhadas nas máquinas de embalagem reduzem os erros dos operadores da linha
- Especialmente importante quando as etiquetas são aplicadas ao produto mantido em um inventário não etiquetado
Mediante o exposto, não é raro encontrarmos empresas, principalmente as multinacionais americanas, que possuem políticas internas mandatoriamente definindo erros de etiquetagens de alergênicos como etapa crítica de processos (PCC), sendo a verificação de dígito de embalagem realizada a cada troca de bobina pela operação, por colaboradores treinados.
Renata
Por favor, me tire uma dúvida a respeito de APPCC. Trabalho em um frigorífico de abate de bovinos e estou revisando os programas de autocontrole. O plano escrito de APPCC deve ser uma para todos os produtos ou um para cada produto?
Everton Santos
Dados interessantes !
Fiquei curioso com uma coisa: Quais são os alergênicos dos EUA? Como são declarado (frase)?
Aproveito o comentários para comentar que testes de P&D nos setores produtivos ou próximos a eles devem ser avaliados como um potencial alergênico, pois mesmo que uma matéria prima não seja alergênica, quem garante que não contém traços? O fornecedor foi consultado ?