Anúncios

Posso usar pia de granito em restaurantes e fábricas de alimentos?

< 1 min leitura

Essa é uma das perguntas campeãs quando participo de projetos de reforma ou construções de restaurantes e fábricas de alimentos. Aproveitando que foi também a dúvida de uma de nossas leitoras, resolvi fazer esse post.

Pia de granito pode? A resposta é não, não pode.

Dentre outras legislações vigentes, a RDC 275, de 21 de outubro de 2002, em seu roteiro de inspeção dispõe que “mesas, bancadas, vitrines e outros móveis devem ser de material apropriado, resistentes, impermeáveis; em adequado estado de conservação e com superfícies íntegras”.

O granito é um material poroso, portanto não é impermeável. Apesar de possuir porosidade inferior ao mármore, ainda assim, possui certa porosidade e absorve água e outros líquidos. Na cozinha de nossas casas, onde a maioria das pias de cozinha é desse material, sempre vemos essa porosidade nas manchas que acabam se formando nas pias devido ao detergente ou pasta brilho das panelas que ficam acumulados embaixo das embalagens desses produtos. Há até mesmo manchas ocasionadas pela água empoçada!

Agora pense em um restaurante ou indústria de alimentos onde a pia e bancadas são usadas por longos períodos. Pense na água, nos resíduos alimentares de categorias distintas ali, sempre presentes e o granito absorvendo parte desses compostos. Prato cheio para um foco de contaminação, não?

Então pias, bancadas ou móveis onde o alimento entrará em contato direto feitos de granito nem pensar!

Um dos materiais mais indicados para a confecção de pias e bancadas de restaurantes e indústria de alimentos é o aço inox, que é um material liso, resistente e não poroso.

Você pode encontrar outras ligas metálicas que são autorizadas pela ANVISA para embalagens, revestimentos, utensílios, tampas e equipamentos elaborados com materiais metálicos na RDC nº 20, de 22 de março de 2007.

Imagem: Rei das Pias

10 thoughts on

Posso usar pia de granito em restaurantes e fábricas de alimentos?

  • Wellington

    Sempre trabalhei em empresas de alimentos apesar de não ser minha área na empresa ,foi bom saber .

    0
  • Rosângela Miralhas

    Muito interessante, também não sabia, minha próxima pia será de aço inox… Muito grata pela informação.

    0
  • Everton Santos

    Mais um texto legal ! Parabéns ! Pia de mármore não é indicada ? Vi em várias empresas e não entendi como um risco por parecer “lisa” a superfície …

    0
  • João musso

    Se existisse todo esse risco que se e apregoa…na maioria das casas existe pia de granito e não vejo ninguém sendo vítima por isso. Acho que a Anvisa deveria repensar sobre isso.

    0
    • MURILO FERNANDO ROSA

      A anvisa está cuidando muito de você, é isso que você quis dizer?
      Tem cada um que… nossa.

      0
  • Marcos Ficarelli

    Daniele, você me deixou em dúvida de certas coisas.
    1) Na indústria (eu fui gerente industrial da Coca-Cola) a gente só usa inox mas as condições higiênicas são 100% respeitadas – mais que 100%). Mas eu faço massas e pães italianos.
    2) Aprendi nos melhores lugares da Italia, e neles usa-se muito a madeira (cheia de micróbios!) e num “exagêro” de prevenção, o mármore branco. Por exemplo, os pães na Eataly de Roma e aqui em São Paulo (e acho que as pizzas também) são fermentadas em mesas de mármore (na Italia eu vi – aqui estudei mas não me lembro do detalhe). Acho que o restaurante Rascals faz o mesmo (e o Angel Testa, superintendente era meu colega a Coca-Cola, um gênio que ganhou prêmios mundiais). Como ficamos?

    0
    • MURILO FERNANDO ROSA

      Amigo, é uma questão de proporção.

      Sua família tem quantos membros? Digamos que 50. Todos eles podem comer as exatas mesmas coisas? Posso me adiantar quem um ou 2 não podem comer camarão, 3 tem azia se come massa, 1 que não pode tomar café e por aí vai.
      Pois bem, com as condições de higiene a equação é a mesma: lá ná Itália eles fazem na pedra, na madeira, tudo cheio de resido e tudo bem? Sim, pra maioria das pessoas: tudo bem! Mas pra uma ou outra que come, aqueles micróbios fazem muito mal.
      SENDO QUE, se não tivesse nenhum micróbio ou microorganismo naquela superfície, NENHUMA PESSOA seria afetada por esse tipo de problema infeccioso.
      Agora coloca isso numa escala global, o que é mais fácil (e barato no ponto de vista macro de sociedade): fazer com que o fornecedor de alimento se adeque às condições de higiene para que NENHUMA pessoa sofra intoxicação alimentar, ou pegar qualquer tipo de material para manusear comida e lidar com milhões de pessoas na fila da rede de saúde?

      O governo precisa se blindar de pensamentos pequenos com esse pra não gastar ainda mais com esse tipo de gente no sus.

      0
    • M

      A paranóia do povo médio de que o governo tem que controlar cada aspecto da vida privada é um mal. Impedir absurdos sanitários como usar água da pia pra fazer sucos ou recongelar carnes é sim necessário. Já achar que mesas de mármore devem ser proibidas é um absurdo.
      Isso só serve pra quebrar pequenos negócios e fazer os grandes ficarem maiores.

      0
  • Deuzimar

    Gostaria de saber se a ardósia em bancada, somente para embalar Marmitex pode ser usada.
    A bancada só servirá coma mesa. Penso que a ardósia não seja porosa.

    0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar