Para abordar o tema o Alimentação e Câncer, Danielle Fontes de Almeida, nutricionista e mestre em ciências pela Faculdade de Medicina da USP, apresentou inicialmente o conceito de carcinogênese.
Carcinogênese é o nome dado ao processo composto pelas etapas Iniciação (transformação), Promoção (propagação) e Progressão. Este processo é iniciado após o organismo receber uma agressão que leva a uma mutação e/ou alteração epigenética.
Durante a carcinogênese, ocorre um desiquilíbrio entre os oncogenes, genes que promovem a proliferação das células defeituosas e os genes supressores de tumor e de reparo de danos no DNA.
Entre as principais causas do câncer, pode-se citar o tabagismo (representando 30% dos casos) e a dieta que se estima que representa 35% das ocorrências. Outras causas diversas completa o cenário. Desta forma, a palestrante concluiu que 1/3 das mortes por câncer poderiam ser evitadas com uma nutrição e alimentação adequada., alinhada com uma atividade física regular e a manutenção de um peso saudável.
Estes cuidados podem ser apresentados nas seguintes dicas para se prevenir o câncer:
1- Mantenha o peso ideal e evite o sobrepeso
2- Pratique atividade física por, no mínimo, 30 min./dia
3- Evite bebidas açucaradas. Limite o consumo de alimentos muito calóricos
4- Coma mais de uma variedade de vegetais e frutas (5 porções = 400g/d), cereais e grãos
5- Limite o consumo de carnes vermelhas (<500g/sem.) e evite carnes processadas
6- Limite o consumo diário de álcool
7- Limite o consumo de alimentos salgados e alimentos
processados com sal (<6g/d)
8- Não use suplementos para proteção contra o câncer
9- Não fume
Como uma opção para uma dieta saudável, Danielle apresentou a dieta do mediterrâneo, cuja pirâmide é baseada na alimentação da população da ilha de Creta. Rica em frutas, hortaliças, grãos, azeite de oliva, feijão, nozes, legumes e sementes, ervas e temperos, além de peixes e frutos do mar, esta dieta tem como base o convívio social e a prática de esportes.
A palestrante também apresentou a nova pirâmide alimentar proposta no Brasil para uma alimentação equilibrada. Esta tem como base as atividades físicas e o consumo de água potável, é rica em frutas, vegetais, leguminosas, legumes e oleaginosas e recomenda o pequeno consumo de carnes vermelhas, doces e de batata.
Considerando o efeito da dieta na prevenção do câncer e a pirâmide alimentar acima, como anda a sua alimentação?
Fonte: palestra ministrada no IV Encontro de Profissionais da Garantia da Qualidade, organizado pela Flavor Food e sbCTA no dia 05 de setembro.