O Coaching nas Indústrias de Alimentos | Mudança Cultural

2 min leitura

Uma nova cultura dedicada ao foco, metas claras, objetivos específicos, auto reponsabilidade e aprendizados aos erros cometidos, aliada às práticas do coaching, pode proporcionar um melhor cenário e abertura às novas oportunidades, para que as empresas possam vencer as águas agitadas da crise econômica, combatendo problemas internos de qualidade, potenciais problemas de bioterrorismo de alimentos, falhas de comunicação e mau alinhamento da cadeia produtiva.

Atualmente, as empresas modernas para evitar problemas de qualidade estão adotando uma cultura de mais presença no chão de fábrica, colocando a frente do seu processo o seu maior capital existente, o capital humano.  Voltado para a gestão de pessoas, o coaching, uma metodologia que utiliza ferramentas e técnicas simples, está sendo disponibilizado a todos os níveis da organização, desde os operadores, supervisores de chão de fábrica, até a alta direção, tornando-os engajados e comprometidos com a qualidade dos produtos que estão propostos a realizar. Desse modo, toda a empresa volta-se para um criterioso autoconhecimento onde são verificadas as potencialidades, fraquezas e deficiências, buscando em si as necessidades e gaps dos colaboradores, líderes e parceiros de toda a cadeia de processo. Esses são ajudados pela alta direção, através de um processo de coaching promovendo um melhor caminho a ser traçado para si mesmo na busca de profissionais de excelência, bem como o estado desejado de sucesso para a empresa. As indústrias, além dos fatos e dados obtidos, devem ouvir ativamente suas equipes, e agir de forma assertiva quanto às suas futuras tomadas de decisão. As indústrias que valorizam o seu capital humano são mais prósperas e possuem melhores desempenhos financeiros. Os funcionários trabalham com uma forte sensação de pertencimento, e muitos defeitos de qualidade são reduzidos ou evitados. Por outro lado, se a indústria promete um novo modelo de gestão e não a cumpre, aumentam-se às expectativas dos colaboradores para depois frustrá-los novamente, tornando as coisas piores do que eram antes.

Além da mudança no novo estilo de gestão, a indústria deve agir de acordo com a ética, legalidade, valores e objetivos traçados que tão ousadamente afirmam nas declarações de missão, visão e política da qualidade.

A nova cultura empregada nas empresas, aliada ao processo de coaching, promove um futuro promissor, onde sua missão e visão são potencializados e validados. O desempenho torna-se melhor quando os colaboradores, acionistas, diretores e até mesmo os clientes partilham os mesmos valores, porém, antes disso, os colaboradores de base precisam se sentir pertencidos, incentivados e reconhecidos em descobrir seus próprios valores dentro da organização.

A mudança da cultura na empresa começa pela integração dos setores da cadeia de processo. O novo projeto deve ser claro e diretivo. As mudanças são iniciadas através de novas atitudes e comportamentos tomados pela alta direção, desencadeando todos os colaboradores e parceiros. Os executivos devem, desde o início, dar o exemplo, e servir de modelo para as atitudes e comportamentos, de forma positiva e autêntica. Funcionários não podem ser forçados a mudar, eles precisam de um direcionamento assertivo. Sem uma visão sistêmica a mudança, não poderão obter sucesso, mas sem visão na direção da empresa, a mudança não vai nem mesmo começar.

O primeiro passo para entender o processo de coaching está na oportunidade que se dá às pessoas para que elas desenvolvam o comprometimento consigo mesmas, no sentido de se obter resultados, ou seja, sair de uma situação atual para uma situação desejada, a partir do estabelecimento de foco para o resultado que se espera, e a ação que irá garantir o alcance do resultado pretendido.

10 thoughts on

O Coaching nas Indústrias de Alimentos | Mudança Cultural

  • Fabiana Ferreira

    Muito interessante João! Acho que realmente coaching pode ser uma ferramenta para promover o engajamento e comprometimento, mas vc pode compartilhar dados práticos de antes e depois do coaching em alguma indústria de alimentos? Algum índice que mudou após essa ação?

    • João Paulo

      Olá Fabiana!
      O processo de coaching é uma relação de confidencialidade com o cliente. Desde as informações do estado atual para o estado desejado. Porém posso te assegurar que após trabalhos realizados, tivemos um acréscimo nos índices de conformidade em Qualidade e em paralelo, um positivo resultado nos índices de Segurança do Trabalho. As metas alcançadas foram reflexo de um melhor clima organizacional pela valorização do capital humano bem como um melhor sentimento de pertencimento à organização.
      Abraços e muito grato pelo seu feedback!

  • Juliane Dias

    João, concordo com você, e fiquei com “gostinho de quero mais” sobre como fazer.

    • João Paulo

      Que legal! Realmente o coaching pode trazer grandes mudanças! Porém ele não tem uma “receitinha pronta”…temos que conhecer muito bem o estado atual para desenharmos um excelente plano para o estado ideal desejado dos clientes. É um trabalho muito personalizado que trará resultados rápidos a organização que se permite entrar e imergir no processo!
      Abraços!

  • Hamilton Silva

    Oi João Paulo,
    O coaching no chão de fábrica é uma visão muito boa onde os colaboradores entendendo qual o propósito pode levar a operação ao nível mundial e certamente a segurança dos alimentos. Lógico que a alta administração deve mostrar alinhamento com o princípio. Trabalhei em uma empresa que mudou o perfil da liderança de sala para chão de fábrica, foi motivador.

    • João Paulo

      Realmente são mudanças de cultura que trazer excelentes benefício para organização! Muito grato por compartilhar e potencializar a ferramenta do coaching como um provedor de mudanças!
      Abraço!

      • João Paulo

        Realmente são mudanças de cultura que trazem excelentes benefícios para organização! Muito grato por compartilhar e potencializar a ferramenta do coaching como um provedor de mudanças na indústria de alimentos!
        Abraço!

  • João Paulo

    Olá Fabiana!
    O processo de coaching é uma relação de confidencialidade com o cliente. Desde as informações do estado atual para o estado desejado. Porém posso te assegurar que após trabalhos realizados, tivemos um acréscimo nos índices de conformidade em Qualidade e em paralelo, um positivo resultado nos índices de Segurança do Trabalho. As metas alcançadas foram reflexo de um melhor clima organizacional pela valorização do capital humano bem como um melhor sentimento de pertencimento à organização.
    Abraços e muito grato pelo seu feedback!

  • Yane

    Ola Joao Paulo.
    Sou gerente de uma fabrica e me interesso em contratar essa assessoria.
    Por favor, diga-me como posso entrar em contato.

    Obrigada

    • João Paulo

      Olá Yane!!
      Muito grato pelo seu interesse ao processo do coaching na mudança cultural das indústrias.
      Meu contato por email: joaopaulof@hotmail.com
      Podemos alinhar novos caminhos!
      Um forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AQMKT
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar