Quem nunca se deparou com o dilema de verificar o recebimento de uma carga? Aparentemente a embalagem está íntegra e limpa, mas sempre fica a dúvida se não pode ter ocorrido alguma contaminação que os olhos não podem ver, como vestígios de pragas.
Já muito utilizado no âmbito criminal, a utilização de luz ultravioleta, é capaz de evidenciar a ocorrência de fluidos corporais, como sangue, suor, saliva e urina.
Durante a exposição de luz ultravioleta, compostos orgânicos apresentam uma característica diferenciada e fluorescem, fenômeno que ocorre devido a capacidade dos elétrons absorverem a energia da luz invisível e reemití- la sob a forma visível.
Para nossa carga, sob iluminação UV algumas novas evidências podem aparecer, como por exemplo, urina de animais, e fluidos deixados por eles, caso passassem pela carga. Então não seria prático ter ao alcance das mãos, sua própria luz UV? Em uma busca rápida na internet, podemos encontrar alguns fabricantes de pequenas lanternas, que podem ser bastante útil nessas situações!
Exemplo de urina de animal sob iluminação UV
Josi
Nossa que interessante, eu gostaria de ter! Qual será o custo dessa lanterna?