< 1 min leitura
De acordo com o Ministério da Saúde, até outubro deste ano, no Brasil, já foram registrados 426 surtos de doenças transmitidas por alimentos, com 7.371 doentes e 4 óbitos.
Neste post falaremos um pouco mais sobre as doenças transmitidas por alimentos de origem biológica, que é uma das principais causas de contaminação. Na tabela para download, veja uma revisão, com as diferenças entre intoxicação, infecção e toxiinfecção, os principais microrganismos causadores, formas de contaminação, sintomas e medidas de controle.
Fontes:
- Portal Saúde;
- Biblioteca Virtual em Saúde;
- Microbiologia de Alimentos – 6ª Edição – James M. Jay;
- Apostila Doenças veiculadas por alimentos e agentes microbianos, 2006, Profª Drª Karen Signori Pereira.
isaac carneiro
Ha pouco mais de dois anos me apareceu algumas dores nas articulações e isto vem me preocupando muito. Já fiz vários exames e até então não obtive nem um resultado satisfatório. De acordo com o reumatologista foi me passado a seguinte medicação: comprimido por nome de prednisona, que até então é apenas um paliativo e que as dores continuam as mesmas.
qual a orientação como profissional da área de
(infecção,intoxicação e toxinfecção de alimentos? quem sabe, poderá ser descoberto aqui o problema que tenho.
agradeço;
fico esperando uma resposta;
isaac carneiro.
Juliana Levorato
Olá Isaac,
Agradecemos o seu contato! O objetivo do blog é passar informações sobre Segurança de Alimentos, o assunto tratado no post é de caráter orientativo e tem como objetivo mostrar que um alimento contaminado pode ser muito prejudicial a saúde, em alguns casos podem deixar sequelas e até mesmo levar a morte. Veja aqui no blog outros posts que também tratam do assunto.
http://artywebdesigner.com.br/doencas-transmitidas-por-alimentos-podem-ter-consequencias-por-toda-a-vida/
http://artywebdesigner.com.br/doencas-transmitidas-por-alimentos-que-deixaram-sequelas-graves-casos-reais/#more-4078
Ressalto que qualquer diagnóstico deve ser feito por profissionais da área da saúde, após avaliação do quadro clínico e de exames específicos.
Abraço
Isabel Rocha
Juliana, como vai??
Por gentileza, tenho uma dúvida.
Alimentos industrializados, como por exemplo, uma caixinha ou sachê de atomatado, que o consumidor abre uma pontinha, usa uma parte e guarda na geladeira,
Depois de consumir o molho, percebe algo duro e de formato estranho dentro da embalagem, um bolor formado talvez por entrada de oxigênio através de uma fissura na embalagem ainda lacrada .Que tipo de malefício este bolor pode causar, mesmo tendo sido o molho fervido?
São bolores muito comuns e bem evidenciados pela mídia.
Sei que também podem ser resultantes de problemas na fábrica, mas meu interesse é entender o grau de perigo dos mesmos e como se chamam esses fungos e bolores.
Um abraço e obrigada!
Isabel
Juliana Levorato
Olá Isabel!
Obrigada pelo seu contato, veja em breve um post sobre o assunto!
Abraço
Marcelo Garcia
Isabel, seria irresponsável de nossa parte indicar as consequências do consumo de um bolor de forma genérica. Na natureza há formas de vida completamente inócuas, e num extremo, poderiam ser consumidas como acontece nos queijos tipo gorgonzola, por exemplo. Há fungos produtores de micotoxinas que não são eliminadas pelo calor. O fungo pode até ser eliminado pelo cozimento, mas os seus “produtos”, não. Juliane
Isabel Rocha
Bom dia Juliane!
Agradeço o retorno.
Isabel.
LEANDRO FLÁVIO RESTREPO FROTA
Bom dia!
Você me permite publicar essas informações no meu Blog? Será apenas para fins acadêmicos, e eu achei muito importante para minha área Gastronômica.
Agradeço desde já!
Obrigado!
Marcelo Garcia
Leandro, obrigada por consultar. Todas as informações podem ser replicadas, desde que referenciada a fonte. Bom uso!
Alana Macedo
Não consigo encontrar a tabela para download, onde acho?
Fernando Fernandes
Oi, Alana. Atualizei o link, poderia tentar novamente?
Deise
Olá, o dowload pode voltar a ficar disponível?
Fernando Fernandes
Oi, Deise. Atualizei o link, poderia tentar novamente?
Tito
Tb não encontrei a tabela. Gostaria de acessar as informações. Desde já muito grato pela contribuição da postagem.