Na série de posts que estamos apresentando sobre as certificações no Brasil, hoje trago mais informações sobre a norma IFS, a terceira mais certificada no Brasil. Este sistema de certificação representa 5,5% dos certificados emitidos, com total de 23 certificados em 2015. Segundo dados da própria instituição, a norma IFS é bem aceita principalmente pelas grandes redes varejistas atuantes no país.
A IFS vem crescendo no Brasil. De 2012 para 2015 houve um aumento de 36% no número de certificados. Acompanhe esta evolução no gráfico abaixo:
Avaliando geograficamente, notamos que diferentemente das demais normas que se concentram em São Paulo, a IFS está concentrada principalmente no estado de Santa Catarina com 26% dos certificados, seguida pelos estados de Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo, com 17% cada um. O gráfico abaixo mostra o número de certificações por estado.
No Brasil, o setor que mais busca a certificação IFS é o de carnes no geral, com 74% dos certificados, seguido pelos setores de produtos secos com 13%, bebidas com 9%, e frutas e vegetais com 4% dos certificados emitidos. Verifique esta distribuição no gráfico que segue:
Quer saber mais sobre o sistema de certificação IFS? Temos no blog uma seção exclusiva que traz diversos posts sobre esta norma, confira!
Fonte: IFS – Informações cedidas pela empresa, dados referentes ao ano de 2015.