< 1 min leitura
Hoje é o dia mundial da lavagem das mãos, e em homenagem a este tema tão relevante, compartilho com vocês o seguinte trabalho de conclusão de curso dela:
AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES SANITÁRIAS DAS MÃOS DOS MANIPULADORES EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ATRAVÉS DE ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS
Ana Paula Ettinger
São Paulo, 2012
As conclusões foram:
Através dos resultados pode-se concluir e propor que:
- Das amostras analisadas 11% estavam com presença de microrganismos indicadores sanitários após a higienização. Os resultados obtidos no presente estudo demonstraram que as mãos dos manipuladores por terem elevada contaminação podem vir a contaminar os alimentos manipulados por eles.
- Dos microrganismos pesquisados com maior incidência o coliforme a 45°C indica suposta contaminação de origem fecal humana ou animal.
- A Pseudomonas sp indica a possível ineficiência do antisséptico utilizado.
- É necessário o monitoramento da higienização das saboneteiras para evitar a contaminação por Pseudomonas.
- A amostragem demonstra que a porcentagem de Staphylococcus coagulase positiva foi insignificante para possível recontaminação dos alimentos através das mãos dos manipuladores.
- O estudo demonstrou que o Bacillus cereus não é um bom indicador de contaminação nas mãos devido à baixa incidência nos manipuladores pesquisados.
- É necessária a melhor capacitação dos colaboradores no correto procedimento de higienização das mãos.
Clique aqui para baixar o trabalho completo.
[wpdm_file id=58]
Natalia
Parabéns pelo tópico, esse assunto é sempre muito importante para a garantia das BPFs.
Gostaria de sugerir a publicação de uma matéria sobre o uso de sabonete bactericida ou bacteriostático, qual a diferença entre eles e se sua eficácia é aumentada com o uso do alcool gel.
Pesquisei e quase não há nada sobre o assunto.
Obrigada,
Natália
Marcelo Garcia
Natália, obrigada pela dica, está anotada.