Como monitorar a segurança do ar comprimido

2 min leitura

Muitas empresas que estão implementando sistemas de gestão de segurança dos alimentos se perguntam como monitorar a segurança do ar comprimido utilizado no processo produtivo e que em muitas ocasiões possui contato direto com o alimento. Já tratamos o assunto neste post.

É sabido que o ar comprimido pode alterar cor e o sabor de um alimento, assim como reduzir a vida de prateleira ou ainda ser a causa de um recolhimento / recall.  O ar comprimido pode ser veiculo de contaminação física (principalmente pequenos fragmentos metálicos do próprio sistema de compressão ou ainda materiais diversos que foram capturados junto com o ar ambiente), quimica (particularmente relevante quando se utiliza lubrificantes comuns no sistema de compressão) e biológicas (ambiente muitas vezes quente e úmido favorece a multiplicação de bactérias, bolores e leveduras).

As linhas de ar comprimido normalmente já possuem algumas medidas de controle implementadas como: sistema de filtração, secador de ar e separador de óleo. Outro cuidado cada vez mais comum é a utilização de lubrificantes de grau alimentício ou ainda de compressores do tipo Oil free. Estas medidas são importantes e alinhadas com um bom programa de manutenção e higienização visam garantir a segurança do insumo.

O monitoramento destes controles é importante. Atestar o funcionamento do filtro ou do secador é relativamente simples. Assim como buscar informações sobre os programas preventivos de manutenção e limpeza. Mas como garantir que estes têm sido eficazes no controle do nível dos microorganismos presentes?

Para analisar a carga microbiológica do ar comprimido, há alguns dispositivos no mercado. Hoje comento sobre a solução portátil.  Trata-se de um dispositivo  que pesa menos de um quilo e vem completo com tubos de conexão, válvula de corte, timer e placas de petri. Estas últimas são não necessitam de refrigeração e são projetadas para serem mantidas ao fluxo e pressão de ar comprimido, tem uma vida útil de 300 dias. Outra vantagem?  O tempo de amostragem é bem curto, e em 20 segundos a coleta está realizada.

6 thoughts on

Como monitorar a segurança do ar comprimido

  • Elaine Santos

    Achei super interessante a solução portátil para análise do ar comprimido. Faltou indicar o nome do aparelho e o fabricante

    • Rodnei

      Também preciso com urgência de um equipamento portátil para monitoramento de ar comprimido e nitrogênio,fiquei bastante interessado neste equipamento e gostaria de mais informações.

  • Wagner Nogueira de Sousa

    Estou precisando de um amostrador (microbiolóigico) de ar comprimido.
    Favor responder o mais rápido possível.

    • Marcelo Garcia

      Oi Wagner, não somos uma empresa que revende amostradores. Fica o espaço aqui para vc dividir conosco um potencial fornecedor.

  • Thiago Ferreira de Oliveira

    Boa tarde, estou a procura de um laboratório acreditado que possa realizar análise de ar comprimido, (umidade, sujeira atmosférica e vapores de óleo), caso tenha a informação, peço por gentileza que me informe.

  • Emerson Barbosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AQMKT
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar