A consultoria Strategic Consult Inc. realizou entrevistas com gerentes de controle de qualidade/garantia da qualidade, experts da academia, governo, indústria e empresas que vendem materiais para testes em diferentes partes do mundo e divulgou em seu blog as cinco tendências principais para 2014 em relação ao mercado de análises microbiológicas.
Interesse da mídia, recalls e a atenção do público pressionam o aumento das análises microbiológicas. Ásia e EUA devem ser os maiores usuários.
•Aumento do uso de métodos rápidos
Há 30 anos se utilizavam metodologias tradicionais e as empresas estão reconhecendo o custo- benefício global da adoção de métodos rápidos. É importante ressaltar que a adoção varia muito com a localidade, sendo bastante heterogênea.
•Aumento da contratação de laboratórios
O risco de contaminação, expertise, documentação, alto investimento e desvio da competência principal tem afastado da indústria a ideia de manter o próprio laboratório. Há expectativa que estes laboratórios possuam acreditação. Empresas americanas tem encabeçado mais essa tendência do que asiáticas e europeias.
O FSMA deve pressionar 80% das plantas que tem HACCP comprovar que o mesmo é eficaz, aumentando análises de patógenos no ambiente para as que respondem para o FDA.
A resistência a antibióticos e liderança nas estatísticas de surtos devem fazer as autoridades competentes a classificarem algumas cepas como adulterante, tal qual a E. coli O157:H7