As sobras de comida do dia anterior podem ser uma ótima e fácil refeição para o dia seguinte. Antes de comê-las, porém, é preciso saber se estão boas para o consumo e, para isso, é preciso armazená-las de forma segura.
Há quanto tempo estão na geladeira?
O recipiente é adequado?
Estão refrigeradas? Permaneceram fora da geladeira por menos de 2 horas?
Estas são as perguntas que devemos fazer.
Segue uma lista dos principais pratos que sempre temos em nossa geladeira e o tempo máximo de armazenamento recomendado, em média:
- Sopas e ensopados: 3 a 4 dias;
- Molhos e caldos de carne: 1 a 2 dias;
- Carnes e pratos de carne: 3 a 4 dias;
- Cozidos: 3 a 4 dias;
- Massas e saladas de legumes: 3 a 5 dias.
O refrigerador deve estar na temperatura ideal, que varia de 2 a 3°C. Um em cada 4 refrigeradores domésticos tem problemas em manter a temperatura; por isso, não pode haver nenhum pano ou barreira nas prateleiras que impeça o ar de circular e manter o ambiente frio e seguro.
É tentador colocarmos qualquer recipiente plástico para aquecer no micro-ondas, mas isso deve ser evitado, pois recipientes como potes de margarina, queijo, etc, não são estáveis ao calor. Devemos levar ao micro-ondas somente recipientes próprios para essa finalidade ou então perder uns minutinhos e colocar a comida em um prato para ser aquecida, coberta por sacos para cozinhar ou papel próprio para micro-ondas, a fim de que o aquecimento seja feito de forma segura.
O micro-ondas aquece a comida de forma desigual, por isso é importante colocar o alimento de forma uniforme em um prato ou travessa de vidro e, se necessário, adicionar algum líquido, como água, leite ou óleo. Não tampe totalmente o recipiente, deixe alguma parte livre para que possa escapar o vapor e ventilar, afinal o calor úmido ajuda a destruir bactérias nocivas e garante um cozimento uniforme. Para garantir este cozimento seguro e uniforme, é preciso também pausar e mexer o alimento, evitando que fique algum ponto frio e dê condições de bactérias nocivas sobreviverem.
Você já encontrou comida deixada na parte de trás da geladeira e se perguntou: ”Há quanto tempo isto está aí?” Quando não se lembrar da resposta, melhor não consumi-la e descartá-la!
Fonte: Universidade de Minnesota.
Créditos de imagem: Rede Globo.