Identificação microbiana por DNA: a nova arma para controle de surtos alimentares

2 min leitura

Toda a tecnologia de sequenciamento do genoma tem sido explorada extensivamente em conferências de segurança alimentar, e mencionada em artigos de notícias sobre surtos de doenças transmitidas por alimentos. Por quê? Uma razão é que a nova tecnologia é usado como uma nova ferramenta para identificar contaminações isoladas para investigações de origem alimentar por agências reguladoras, tais como FDA  e CDC.

Uma vantagem de usar essa metodologia é que pode-se revelar uma sequência de DNA completa de um organismo vivo. A informação genética dos organismos alvo, tais como as bactérias, podem ser analisadas para conhecer suas mutações, suas características de virulência e resistência antimicrobiana, isso é muito útil para a compreensão da história evolutiva do organismo vivo.

Outro significado é que as sequências de organismos podem ser enviados e armazenados no domínio público (por exemplo, FDA GenomeTrakr), sendo compartilhados por pesquisadores para análise em tempo real e, para a identificação mais rápida, com ação em organismos causadores dos surtos de doença.

Essa técnica também tem sido utilizada para resolver incidentes de contaminação de organismos patogênicos ambientais. Dando uma melhor compreensão dos fatores de virulência de organismos patogênicos, podendo ajudar no desenvolvimento de estratégias para a prevenção de surtos de origem alimentar. Com a tecnologia ainda emergente, os principais desafios podem estabelecer normas nacionais (ou globais) e os limiares de qualidade para os métodos de sequenciamento, análise de dados, manipulação e armazenamento.

Para garantir a presença de bactérias patogênicas é absolutamente eficaz, muitas empresas de alimentos usam programas de controle que incluem amostragem de ingredientes de entrada, seguindo todas as etapas do processo, incluindo a verificação da eficiência do programa de higiene e sanitização.

Através desse mapeamento é possível identificar a fonte real de contaminação e relacionar com doenças transmitidas por alimentos, ou identificar se houve falhas no controle preventivo e sanitário de um processo fabril.

Ao contrario das metodologias convencionais, através da técnica de DNA, é possível relacionar se uma contaminação ou um surto alimentar, veio de algum ingrediente ou processo fabril e correlacionar o parentesco real de bactérias diferentes.

As ferramentas moleculares utilizadas nas investigações microbiana de todo o mundo está transformando a microbiologia na saúde publica, esclarecendo rapidamente vários surtos causados por infecções  alimentares.

Em um futuro próximo, vai permitir às agências reguladoras e indústrias maior precisão na identificação de microrganismos responsáveis por doenças transmitidas por alimentos.

FDA. 2015a. Whole Genome Sequencing (WGS) Program. Accessed 30 Oct 2015.

FDA. 2015b. Genome Trakr Network. Accessed 30 Oct 2015

CDC 2008, Outbreak of Salmonella Serotype Saintpaul Infections Associated with Multiple Raw Produce Items—United States, 2008

CDC 2013. Next Generation PulseNet. Accessed 30 Oct 2015.

Fonte de imagem: ClickEscolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar