Acompanhe as atualizações deste assunto em: Anvisa recua e define que óleo de soja não apresenta alérgeno Em nome das Boas Práticas Regulatórias, Anvisa revê decisão sobre alergênico em óleo de soja.
Sim, no Brasil, sim.
A resolução ANVISA/DC nº 26 DE 02/07/2015 não descreve no seu corpo exceção para a regra de rotulagem de alergênicos, quando lista que toda matéria-prima derivada de alergênico deve ser rotulada:
“Art. 6º: Os alimentos, ingredientes, aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia que contenham ou sejam derivados dos alimentos listados no Anexo devem trazer a declaração ‘Alérgicos: Contém (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares)’, ‘Alérgicos: Contém derivados de (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares)’ ou ‘Alérgicos: Contém (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares) e derivados’, conforme o caso.”
Esta discussão já está em outro nível de maturidade nos Estados Unidos e na Europa.
O FDA não requer que óleo de soja altamente refinado seja rotulado como um alergênico, uma vez que estudos mostram que a maioria das pessoas com alergia a soja podem consumir em segurança óleo de soja que tenha sido altamente refinado. Este escopo não contempla o óleo prensado a frio, como por rosca ou extrusora.
Cientistas da Universidade de Nebraska – Lincoln conduziram um estudo que colaborou para alterações nos requisitos de rotulagem de óleo de soja altamente refinado nos Estados Unidos e na União Europeia. A pesquisadora responsável pelo estudo menciona que não há reação alérgica devido a quantidades “minúsculas” de proteína de soja.
Neste estudo os pesquisadores avaliaram 30 óleos altamente refinados distribuídos globalmente. Foi feito um blend dos quatro óleos, contendo as maiores quantidades de proteína para considerar uma amostra representativa do cenário global.
Foram ministradas 1,5 colheres de óleo (aplicados em aveia, para não ser perceptível) para voluntários em universidades americanas, canadenses, francesas e sul africanas.
Nenhum dos 29 voluntários deste estudo apresentaram reação alérgica, o que foi considerado como uma amostra estatisticamente significativa de populações geograficamente e etnicamente diversas.
Em 2005 a European Food Authority permitiu que as indústrias solicitassem a exoneração se pudessem comprovar evidência científica de que um alimento ou ingrediente não causasse reações alérgicas. Para o caso do óleo de soja altamente refinado, o estudo da Universidade de Nebraska – Lincoln foi incluído neste pedido, e a indústria conseguiu exoneração temporária de 3 anos, que em 2007 se tornou efetiva. O FDA também exonera que óleo de soja altamente refinado seja como um alérgeno desde 2005.
Este é um processo de amadurecimento que pode-se esperar da legislação brasileira.
Atualmente, no entanto, a legislação não traz esta exceção mapeada. É importante que as indústrias deste mercado consultem a Anvisa da possibilidade de protocolarem estudos, para que seja iniciado o mesmo caminho já vivenciado nos EUA e na Europa.
Listo abaixo algumas leituras importantes sobre o tema de rotulagem de óleo de soja:
FDA: Food Allergen Labeling And Consumer Protection Act of 2004 Questions and Answers (link)
Food Allergy Reseacrh and Education: Soy Allergy (link)
Refined soybean oil not an allergen, say food scientists, 02-May-2005, Highly refined soybean oil does not cause reactions in people who are allergic to soybeans, claim US food scientists at the University of Nebraska-Lincoln (link)
FEDIOL – European Vegetable Oil and Proteinmeal Industry in Europe, Allergens (link)
Fonte:
Daisy Fortes
Tenho Síndrome Látex Alimentos, rejo mesmo ao ácido cítrico em óleo vegetais, e quanto ao de soja reajo inclusive ao inalar vapor dele em frituras.Conheço muitas outros que também reagem, sinceramente considero esse que este estudo abrangeu quantidade muito pequenas de pessoa, eu sozinha conheço mais de 29 pessoas dos grupos de alérgicos ao látex que também reagem a soja que reagem ao óleo, muitos inclusive nos EUA.
KARINE
Aline, qual é o meio de comunicação específico com a ANVISA para tirar dúvidas técnicas sobre a rotulagem de alergênicos?
Carla Alves
Boa noite eu gostaria de saber se o óleo vegetal quando refinado perde as propriedades nutricionais