Termonebulização e o ciclo de reprodução de uma praga

2 min leitura

Disseram-me que preciso realizar uma termo, mas o que é isso?

A termonebulização é uma aplicação direcionada ao combate de insetos alados, como moscas, mosquitos, mariposas e insetos rasteiros como baratas, besouros, sendo um método ideal para grandes áreas, galpões, depósitos, salões de produção.

A termonebulização gera uma fumaça com gotas menores do que 25 µm. O inseticida é diluído em um óleo que servirá de veículo no transporte do produto químico.

Dentro do equipamento, um motor carburador e uma centelha de chama realizam a queima ou combustão de ar + combustível gerando uma pressão de ar interna no equipamento. Essa pressão é direcionada a um reservatório contendo a calda de óleo + inseticida e depois essa mesma pressão é direcionada ao bico do equipamento responsável por formar uma densa neblina com grande alcance e abrangência no ambiente.

A neblina atinge forros, tetos, penetrando em orifícios, frestas e possíveis acessos de pragas. Ela é densa e com boa penetração; somente após algumas horas da aplicação começa a se dissipar e qualquer inseto que tenha tido contato com a fumaça é eliminado.

É importante reforçar que a grande maioria das aplicações são direcionadas aos insetos já desenvolvidos, em fase adulta. Insetos que ainda estão em ovos podem sobreviver; nesse caso recomenda-se uma periodicidade de termonebulizações que possa interromper o ciclo de reprodução e crescimento da praga-alvo. O período de aplicação depende da velocidade de reprodução e crescimento da praga: alguns dias, semanal, mensal. Não há um valor oficial, a melhor recomendação é entrar em contato com o controle de pragas, entender qual a praga-alvo e juntos alinharem a melhor periodicidade.

A título de informação, durante várias pesquisas sobre o funcionamento dos equipamentos FOG identifiquei que a concentração e abrangência da calda inseticida em uma termonebulização é aproximadamente cerca de 10 vezes maior do que no tratamento convencional com um pulverizador.

Leia também o post  O que é atomização. 

5 thoughts on

Termonebulização e o ciclo de reprodução de uma praga

  • Clarissa

    Em grandes áreas com alimentos expostos, este tipo de aplicação pode ser feita?

  • Luan

    Também gostaria de saber a resposta acima. Somada ao meu questionamento: a termonebulizacão pode deixar resíduos? Pode ser utilizada no interior de equipamentos?

  • Mário Filipi

    Quando executada corretamente, a TN não deixa residuos. Relativo a aplicação em si, deve-se levar em consideração o tamanho da área e a vazão do equipamento e aplicar a quantidade correta por área. O que vemos muitas vezes om aplicadores mal capacitados, é ele querer mostrar serviço a aplicar mais do que o necessário para impressionar o cliente (o apelo visual de uma aplicação de TN é muito grande). se a aplicação for exagerada, pode sim haver deposição dessa névoa oleosa sobre superfícies. O autor comentou que a calda inseticida na TN pode ser até 10 vezes mais concentrada do que a calda aplicada por pulverização comum. Sim, é verdade, porém há de se considerar que com o mesmo volume de calda aplicado por pulverização simples, pode-se tratar uma área até 250 vezes maior com termonebulização, ou seja, a quantidade de principio ativo efetivamente aplicado é bem menor o que do ponto de vista da segurança alimentar é bastante interessante.

  • Flavio Quadra

    Vale lembrar que FOG e UVB são técnicas amplamente usadas em saúde pública em campanhas para controle de mosquitos. Inclusive são realizadas em ambientes externos onde há pessoas em circulação, além de direcionados a residências onde podem estar abrigadas pessoas com saúde debilitada.
    Portanto é uma metodologia bastante segura.
    Mas nunca deve ser adotada isoladamente. Faz parte de uma estratégia com múltiplas técnicas em intervalos adequados à cada ambiente, praga alvo e riscos existentes.

  • Helder Correia Mucanza

    Quais são os produtos Quimicos utilizados no Termonebulizador Que não podem entrar em contacto com os Animais, e as pessoas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AQMKT
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar