A segurança dos alimentos em armazéns e centros de distribuição

2 min leitura

É muito comum pensarmos que nos centros de distribuição e armazéns de produtos alimentícios, não existe a necessidade de um profissional habilitado na área de alimentos para realização do controle de qualidade, pois não enxergamos o estabelecimento como um produtor ou um local de manipulação direta de alimentos, mas isso não é verdade.

A presença do profissional da área de qualidade e segurança de alimentos é fundamental e muitas vezes exigidas por órgãos regulamentares para estabelecimentos como os armazéns frigoríficos e os centros de distribuição que possuem registro junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

O departamento de qualidade deve atuar em diversas frentes e possuir uma lista extensa de atividades a serem realizadas em sua rotina de controle, tais como:

  • Controle dos produtos recebidos e expedidos: Avalia e registra em documento específico os critérios de conformidades, sendo os mais importantes o controle de temperatura quando se trata de produto refrigerado ou congelado; análise de avaria nas embalagem; avalia os aspectos sensoriais perceptíveis no produto, tais como odor, textura e cor; datas de fabricação, validade, lote e registro do produto; e higiene e integridade do veículo que realiza o transporte.

  • Controle dos produtos armazenados: Analisa as condições estruturais do local de armazenagem; monitora as temperaturas de câmaras frigoríficas e controle do sistema de frio; analisa a regra de distanciamento dos produtos estocados; limpeza e higiene do local de armazenamento; controle de datas de validade e rotatividade do produto, respeitando a regra PVPS (primeiro que vence primeiro que sai); análise da eficácia do controle de pragas no local; avaliação sensorial dos produtos armazenados; asseio e uniformização dos colaboradores.

  • Controle de documentação: Monitora e controla os documentos obrigatórios, tais como o Manual de Boas Práticas de Fabricação; Programas de Auto Controle ou Procedimentos Operacionais Padronizados contemplando os registros de controle de recebimento e expedição de produtos, controle de temperatura das câmaras frias, controle de potabilidade da água, controle integrado de pragas, controle de resíduos, controle de saúde dos colaboradores, controle de limpeza do local, entre outros.

A importância do departamento de qualidade e do profissional qualificado fica evidente com as atividades que devem ser realizadas de forma contínua dentro desses estabelecimentos, garantindo a excelência e a segurança do produto a ser consumido pelos clientes.

Imagem: Refrigeratedfrozenfood.com

8 thoughts on

A segurança dos alimentos em armazéns e centros de distribuição

  • Katia

    Maria Juliana tem alguma legislação sanitária que os CDs devem seguir?

    • Maria Juliana Franceschini

      Boa tarde!
      Olá Kátia, tudo bem?

      Sim, existe legislação para a área de armazenamento de produtos alimentícios e tudo vai depender da categoria dos produtos armazenados.
      Caso seja produtos de origem animal deve seguir Decreto 9013/2017 RIISPOA, entre outras do Ministério da Agricultura.
      Também temos a Portaria n° 326/1997 SVS, que dispõe sobre as BPF inclusive para atividades de armazenamento.

      Me coloco à disposição!
      Atenciosamente,
      Maria Juliana

  • Luciene Pinto

    Maria Julia é necessario a presença de um RT para um CD de hortifrut?

    • Maria Juliana Franceschini

      Boa tarde!
      Oi Luciene, como vai?

      Entendo que não exista a necessidade de um responsável técnico para CD de hortifruti, já que não existe claramente na legislação esta obrigatoriedade. Para todos os efeitos é bom consultar o órgão competente em que o CD de hortifruti esta inserido, como por exemplo a COVISA do município em que o armazém esta situado ou até mesmo o DIPOV – MAPA.

      Me mantenho à disposição!

      Atenciosamente,
      Maria Juliana

  • Karen

    Boa noite Maria Juliana,
    Você saberia me informar qual legislação sanitária seguir para CDs de armazenamento de grãos ?

    • Maria Juliana Franceschini

      Boa tarde!
      Oi Karen, como vai?

      Em relação ao seu questionamento sobre legislação específica para CDs de armazenamento de grãos, informo que através de uma pesquisa no sistema de legislação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), existe a instrução normativa 29/2011 que estabelece requisitos para unidades armazenadoras.

      Me mantenho à disposição!

      Atenciosamente,
      Maria Juliana

  • Lorena Teles

    Bom dia Maria Juliana,

    Preciso criar um programa de segurança de alimentos para o grupo Gargill alimentos. Iremos estocar alimentos (produto acabado e matéria prima) para eles e não tenho conhecimento de como montar esse plano, contaminação cruzada, qualidade e segurança na armazenagem. Poderia me ajudar com alguma orientação? Algum pré-requisito da ISO. Conheço somente a RDC 26 que fala sobre a rotulagem de alergênicos. Inclusive no plano de segurança eles solicitam a política de armazenagem e segurança também para casos de produtos alergênicos.
    Obrigada desde já. Meu nome é Lorena Teles e sou RT de uma armazenadora em Goiânia.

    • Maria Juliana Franceschini

      Boa tarde!
      Oi Lorena, como vai?

      Primeiramente é importante saber quais produtos você estará armazenando nesse armazém, pois em casos específicos, como por exemplo, produtos de origem animal, você deverá verificar as especificações do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Também é importante verificar se existe alguma legislação para o estado, que trata da questão de segurança dos alimentos. Após essa avaliação é importante você implantar procedimentos básicos de higiene do ambiente e pessoal, controle de saúde dos operadores, controles de temperatura, controle de recebimento e expedição, controle de alergênicos, entre outros.
      Se ainda estiver dúvidas me contate pelo email: mjalimentosseguros@gmail.com

      Atenciosamente,
      Maria Juliana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar