Sabonetes bactericidas: Fazem mais mal do que bem?

2 min leitura

 Conforme previsto no meu post de 07/01/2014 Sabonete Bactericida com triclosan: usar ou não usar, eis a questão…  “Muita água vai rolar debaixo desta ponte”. E não é que rolou?

Credit:NatalyaAksenova/iStock/Thinkstock

Nós do Food Safety Brazil estamos de olho no assunto, identificamos informações recentes sobre o tema e trazemos para nossos leitores notícias diretamente do American Chemical Society (ACS) sobre o tema Bactericidas que foi apresentado de10 a14/08/2014 no 248º Encontro Nacional e Exposição do American Chemical Society (ACS) em São Francisco – Califórnia.

O assunto triclosan e triclocarban estava na pauta deste encontro, através do pesquisador Benny Pycke, Ph.D, que nos trouxe resultados de pesquisas com o seguinte título: Potenciais riscos à saúde que mulheres grávidas e fetos expostos a compostos antibacterianos podem enfrentar.

Segundo o pesquisador, sua pesquisa teve foco na exposição de mulheres grávidas e seus fetos ao triclosan e triclocarban, dois dos assassinos de germe mais comumente usados em sabonetes e outros produtos de uso diário e descobriram triclosan em todas as amostras de urina de mulheres grávidas analisadas. Também detectou-se triclosan em metade das amostras de sangue do cordão umbilical de seus fetos, o que significa que a substância foi transferida para os fetos. Triclocarban também foi identificado em várias das amostras.

Segundo Pycke, um cientista de pesquisa da Arizona State University (ASU), cresce o número de evidências demonstrando que estes compostos podem causar problemas reprodutivos e de desenvolvimento em animais, existindo potencial de que os mesmos problemas ocorram em humanos. Além disso, algumas pesquisas sugerem que os aditivos podem contribuir para a resistência aos antibióticos, um problema crescente de saúde pública.

Embora o corpo humano seja eficiente para eliminar o triclosan e triclocarban, a exposição de uma pessoa a eles é constante.

“Se você eliminar a fonte de exposição, provavelmente, triclosan e triclocarban seriam rapidamente expelidos pelo nosso corpo, mas a verdade é que temos uso universal destes produtos químicos, e, portanto, também a exposição é universal”, diz Rolf Halden, Ph.D., o investigador principal do estudo na ASU.

Segundo os pesquisadores, estes compostos são utilizados em mais de 2.000 produtos de uso diário comercializados como antimicrobianos, incluindo pastas de dentes, sabonetes, detergentes, tapetes, tintas, material escolar e brinquedos.

Demonstrar os efeitos que antimicrobianos têm sobre a saúde das pessoas é um desafio. Mas Halden e colega de Pycke Laura Geer, Ph.D., da Universidade Estadual de Nova York, encontrou um resultado interessante. Geer, encontrou neste estudo um elo entre as mulheres com níveis mais elevados de outro antimicrobiano onipresente, butil-parabeno,  (comumente usado em cosméticos) com o tamanho reduzido dos bebês recém nascidos  . As consequências a longo prazo ainda não estão claras, mas Geer acrescenta que, se esta descoberta for confirmada em estudos maiores, isso poderia significar que a exposição generalizada a estes compostos podem causar uma mudança sutil, mas em grande escala, nos tamanhos dos bebês recém nascidos.

Fica a pergunta: diante desta nova evidência qual será a posição dos órgãos regulamentadores americanos e brasileiros?

Vamos acompanhar o tema e averiguar o que mais de água irá rolar por esta ponte. Nós realmente esperamos que posicionamentos mais claros sejam tomados local e globalmente, diante destes novos dados apresentados pela American Chemical Society.

http://www.acs.org/content/acs/en/pressroom/newsreleases/2014/august/pregnant-women-and-fetuses-exposed-to-antibacterial-compounds-face-potential-health-risks.html

One thought on

Sabonetes bactericidas: Fazem mais mal do que bem?

  • Ana Paula de Medeiros

    Será que essa estudos teriam relação com os casos de pessoas com Intolerância ao Glúten e Lactose?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar