Panelas de alumínio não causam danos à saúde

2 min leitura

Em um post anterior, informamos que as folhas de alumínio usadas no preparo de alimentos,  independentemente do lado utilizado, brilhante ou fosco, não causam danos à saúde do consumidor.  Se você não leu e quer ficar por dentro do assunto, clique aqui

Resolvi estender nossas pesquisas de migração do composto alumínio para alimentos, mas agora considerando como fonte de migração as panelas de alumínio. O uso de panelas de alumínio nas cozinhas brasileiras é extremamente comum. E mais comum ainda é ver essas panelas sempre muito bem limpas e brilhando. Por um lado, esse polimento com esponjas de aço deixa as panelas com um aspecto muito bonito, transmitindo asseio.  Por outro, traz preocupação para algumas pessoas. Outra dúvida que paira na cozinha de muita gente é se realmente panelas de alumínio são seguras para cozimento dos alimentos. Será mito ou verdade?

Tive uma conhecida numa cidade em que morei no Mato Grosso que sempre me dizia que não deixava a funcionária dela usar esponjas de aço em suas panelas de alumínio, pois o ato do esfregaço promovia a liberação de alumínio e este por sua vez contaminaria os alimentos que ali seriam preparados.  Confesso que por um tempo tomei essa informação como verdadeira e também deixei de arear as panelas.  Mas eu sempre gostei de cozinhar em panelas de alumínio e queria ter minhas panelas brilhando novamente. Não me dei por satisfeita com as informações que tinha! As pesquisas sobre as folhas de alumínio abriram as portas para melhor entendimento sobre esse metal e esse é mais um daqueles mitos que adoramos desvendar.

Não encontramos nenhuma pesquisa científica abordando estudos sobre resíduos de alumínio durante o processo de higienização de panelas de alumínio. Sobre as informações que obtive na internet, a maioria dos autores menciona que se realizado um enxague adequado, as partículas de alumínio liberadas durante o processo de limpeza ou polimento com esponja de aço são arrastadas pela água.

Sobre a liberação de partículas de alumínio em processo de cozimento de alimentos, uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos, Ital, de Campinas, mostrou vários testes de cozimento em panelas de alumínio polidas usando alimentos comuns da mesa dos brasileiros. A liberação de alumínio das panelas é uma verdade, porém a pesquisa  comprovou que nas condições em que houve maior liberação de alumínio para o alimento (cozimento de molho de tomate), o resultado encontrado representou apenas 2% do limite tolerável de ingestão diária para um indivíduo de 60 kg de peso, valor considerado não relevante.

Portanto, fiquemos todos tranquilos, pois este é mais um daqueles mitos instituídos pelo mundo virtual.

Disponibilizo aqui o link da pesquisa realizada pelo Ital contendo o estudo detalhado sobre o cozimento de alimentos em panelas de alumínio.

10 thoughts on

Panelas de alumínio não causam danos à saúde

  • Patricia

    Oi Anellize,

    Fiz uma matéria no ital e tive uma palestra sobre metais contaminantes. Lembro que o professor disse que o alumínio ainda era um metal cujo potencial danoso não é totalmente conhecido. Ele falou também sobre panelas de cerâmicas durante o cozimento e eu, que achava que essas panelas eram ótimas, descobri que cozinhar alimentos ácidas nelas não é muito bom. Ele também citou o tomate. Engraçado como os alimentos ácidos tem esse potencial para facilitar o carreamento de resíduos.
    Adorei o artigo! Parabéns!

  • Claudia

    Olá!! Adoro as publicações do Food Safety Brazil, e os tenho como referência técnica, acompanhei o Artigo anterior sobre panelas de alumínio e gostei de ver o assunto em pauta novamente!! Pois pesquisando em um até recente, o autor levanta novamente a questão, e até descreve uma interação entre o alumínio liberado durante o processo de cozimenento, com o Ferro disponível no alimento. Sei da confiabilidade do ITAL, mas a dúvida sobre a inocuidade do alumínio permanece.

  • Ana Paula Loch

    Adorei o post! Parabéns!

  • Armando Ricardo Pucci

    Oi Anellize

    O alumínio metálico consumido em 1 refeição, pode estar abaixo do limite, porem consumido em 2 ou mais refeições diárias pode ter efeito cumulativo e levar a patologias diversas… O Aluminio quando submetido a acidos, ou oxidantes pode ser toxico… Acho que o estudo deveria considerar outros fatores não mencionados…

  • Luiza Alves de Jesus

    Boa noite meu nome e Luiza comprei um jogo da panela de alumínio . Porém não entendo o porquê após acaba a comida as panelas ficam escuras presta não consigo tira . Nem com limpa alumínio . É nada está feias tenho elas apenas três meses E quando tiro do armário pra usa..elas têm um pó fino estranho que fica sempre manchado e desanimei. Porque amo panelas brilhando. Bem limpas. To preocupada

  • Elisa

    Ótimo tópico Anellize!

    Estou com uma dúvida em relação aos materiais que são utilizados nas indústrias de alimentos e aprovados para contato direto, segundo as boas práticas de desenho sanitário.
    Li um artigo da Universidade da Flórida (Institute of Food and Agricultural Science) sobre Desenho Sanitário e Construção de Equip. da Ind de Alimentos e existe o alerta no uso do alumínio devido sua baixa resistência à corrosão, sendo necessário uma “proteção”/cobertura.

    Será que isso se aplicaria às panelas de alumínio?

  • Lúcia

    Bom dia , faça exames de sangue , o metal alumínio é acumulativo no organismo . Por isso devemos verificar todos os artigos científicos antes de postar algum material. Por ele ser um metal pesado é acumulativo e tóxico , causa danos sim . Lúcia Nutri e de controle de qualidade

  • Carlinne

    O post anterior, citado no primeiro parágrafo, não faz menção à segurança do papel alumínio à saúde humana, esclarece apenas a respeito da sua função tecnológica. A questão toxicológica permanece em aberto.

    Quanto à pesquisa do ITAL, apresenta um resultado interessante, mas que não se pode tomar como conclusivo, face à existência de outros trabalhos com resultados divergentes, e à própria admissão pelos autores de erros analiticos e experimentais.

  • Edson

    Olá!
    Sou proprietário de uma empresa de produtos de limpeza institucional. Apesar de todo treinamento disponibilizado pra clientes, alguns insistem em usar água sanitária pra desinfecção de Hortifruti. O que a vigilância sanitária fala sobre esse assunto?

  • Raquel

    O que o sistema chama de ” nível seguro” é muito relativo. Não se pode confiar cegamente em pesquisas, nos dias de hoje. Infelizmente, essa quantidade de alumínio diariamente, sem um detox eficiente, dá e brinde pra pessoa Alzheimer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AQMKT
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar