Uma opção de árvore decisória para a FSSC 22.000

2 min leitura

Sempre que vamos implantar um Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos somos questionados sobre uma forma simplificada para entendermos e classificarmos uma etapa de processo como PCC ou PPR ou PPRO.

Algumas empresas criam seus próprios fluxos lógicos para esta decisão, considerando os requisitos legais, normativos e até exigências de clientes.

Entretanto, diferentemente do Codex alimentarius e até do MAPA, nos quais temos a árvore decisória, a FSSC 22000:2017 v. 4.1 não traz esse diagrama, porém dispõe de uma sequência, também lógica, em forma de texto, que está lá na ISO 22000:2005 (traduzida em 2006 pela ABNT) no item 7.4.4 da letra “a” até a letra “g”. Veja:

Com o objetivo de agilizar o processo de entendimento das empresas e facilitar a implantação, elaborei uma sugestão de árvore decisória atendendo aos requisitos da ABNT NBR ISO 22000:2006 e portanto aos requisitos da FSSC 22000 v. 4.1 também. Olha só:

O que achou? Conte nos comentários para mim. Até o próximo post.

Autora convidada: 

 

Viviane Godeguez.

Profissional com 15 anos de experiência em consultoria em assuntos regulatórios para Alimentos e Bebidas. Atuando na garantia da qualidade com Interpretação e internalização de legislação nacional (ANVISA, MAPA, INMETRO, MJ, MT e correlatos) e internacionais referentes a alimentos (rotulagem, aditivos, registro, regulamento técnico de identidade e qualidade, processos); suporte técnico e legal às diversas áreas de produção dos alimentos, acompanhamento em projetos de novos produtos, análise sensorial; avaliação do processo de fabricação e formulação segundo a respectiva legislação vigente; elaboração do dossiê / documentos com todas as informações legais exigidas para desenvolvimento do rótulo e registros (nome do produto, tabela nutricional, lista de ingredientes e outros); análise de rótulo e elaboração e acompanhamento do processo de registro. Idiomas inglês, espanhol e italiano. Mestre em Nutrição e Dietética, pela Universidad Europea Miguel de Cervantes (Espanha). Experiência em organizar e ministrar eventos técnicos, tutorias em EAD – Ensino à Distância, além de auditorias e implantação de Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos segundo as normas ISO 9000, ISO 22000, Codex Alimentarius, ISO 14000, ISO 17025, Auditora Líder FSSC 22000 pelo IRCA. Foi Coordenadora Técnica na ABIMA. Gerente comercial do e-commerce: www.tudoparalaboratorios.com.br. Conteudista SGS Academy, professora Convidada IPOG no MBA de engenharia da gestão da segurança para alimentos. Coordenadora Técnica na REMESP e profissional convidada para assessorar os eventos e Marketing da ABEA. Participação de campanhas sociais e de sustentabilidade.

 

https://www.linkedin.com/in/viviani-g-57122994/


5 thoughts on

Uma opção de árvore decisória para a FSSC 22.000

  • Heloysa

    Muito legal!!
    Mas fiquei com uma duvida, na ultima pergunta “se a medida de controle faz parte dos PPRs”, seria dos PPRs exigidos pela norma (ISO TS)?

    Com exemplo: para um laticinio, a etapa de analise de antibiótico que hoje é um PCC por não ter outra etapa posterior em que este perigo seja controlado, nesta arvore, poderíamos responder que é controlado pelo PPR de gestão de materiais?

    • Viviani Godeguez

      oi Heloysa,
      Obrigada por sua pergunta.
      Sim, por esta sugestão de árvore, este PCC poderia ser controlado por um PPR, gestão de insumos.
      Tenha uma excelente 2019!
      abraços,
      Viviani Godeguez, Msc

  • Aline Sena

    Adorei a postagem, porém tenho uma duvida… Alguns auditores não aceitam PPR como saída da árvore decisória, pois argumentam que no requisito 7. 4..4 da ISO 22000:2006 terceiro paragrafo só cita PPRO e PCC, procede tal argumentação?
    Outra duvida podemos utilizar essa mesma árvore para Insumos?

  • Henrique

    Olá Viviane, muito boa esta matéria! fiquei apenas com uma dúvida em relação a pergunta Q2b, poderia me ajudar? devo mudar/reavaliar o processo quando for possível monitorar ou quando não for possível monitorar a medida de controle permitindo correções antes do produto ser expedido?

    desde ja agradeço

  • Leidiane

    Bom dia,

    Gostaria se vocês possuem árvore decisória para a versão 5 da 22000?
    Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AQMKT
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar