A condensação é uma preocupação de segurança de alimentos e deve tratada com cuidado pelas indústrias. A presença de condensados pode trazer risco, seja ele vindo de uma um ventilador de uma câmara fria, da condensação na embalagem interna de produto pronto para consumo que foi resfriado inadequadamente; no armazenado, causando ferrugem em superfícies de contato com alimentos de metal de equipamentos ou presente diretamente em produtos crus congelados.
O excesso de umidade da condensação ajuda no desenvolvimento de bactérias e bolores e ainda é um atrativo para insetos.
Dias quentes e úmidos aceleram a formação de condensado. Na maior parte das vezes, um pouco de cuidado e bom senso ajudam na prevenção de contaminação relacionada a presença de condensados:
- Mantenha as portas dos refrigeradores/ câmaras frias fechadas quando não estiverem em uso;
- Mantenha um plano de limpeza de partes superiores e tetos de freezes e câmaras frias. É importante monitorar a formação de condensado após um carregamento na câmara fria, e realizar limpeza imediata – se necessário;
- Manter as tubulações dos ventiladores limpas e livres de bloqueio,
- Instalar ou e realizar manutenção de cortinas de ar juntas/vedações de portas quando necessário.
- Realizar monitoramento de ciclos de degelo em unidades de refrigeração e manter produtos armazenados corretamente respeitando a área de armazenamento, área de carga e descarga;.
- Garantir circulação do ar entre os produtos para mantê-los refrigerados a uma temperatura adequada para manutenção da refrigeração/congelamento do produto. Ou seja, manter produtos aglomerados, impossibilitando o fluxo de ar e a troca de calor, é prejudicial a boa refrigeração/congelamento do mesmo;
- Deve ser evitado que produtos congelados descongelem e, em seguida, sofram novo congelamento. O produto deve ser descongelado para uso;
- Os produtos devem ser adequadamente resfriados antes do processo de embalagem.
Camila Miret
Gostei das dicas, Aline! Muitas empresas acabam tendo problemas com a condensação, inclusive em tubulações na produção com gotejamento dentro de tanques, e nem sempre têm consciência do potencial de contaminação que ela traz!
Bruno
Bom artigo! Sem contar que equipamentos que trabalham aquecidos, caso haja o desarme de algum componente, por exemplo, pode ter um resfriamento brusco, originando condensado no interior e possíveis problemas com umidade, micro…
Marcelo Sarkis
Um outro grande problema em ambientes climatizados é a parte do forro, onde o ponto de orvalho pode causar condensação no isolamentos da tubulação, ou até mesmo no próprio isopainel na sua parte superior, causando umidade excessiva, deixando grande quantidade de água e infiltrando pelas juntas dos isopaineis, fazendo com que tenha gotejamento dentro da câmara.
O ideal de evitar isso seria criando uma exaustão do ar do forro para a parte externa, retirando a umidade excessiva.