Na manhã do segundo dia evento U.S. & Brazil Navigating New Fronties in Pharmaceutical, Medical Device and Food Law and Regulation, organizado pelo The Food and Drug Law Institute, os participantes tiveram a oportunidade de se apresentar em público, fazer networking e de trocar experiências sobre a prática da advocacia no Brasil e nos Estados Unidos.
O sr. José Ricardo de Bastos Martins, sócio escritório Peixoto e Cury Advogados, apresentou de forma clara e objetiva os requisitos de formação exigidos para o profissional de direito poder exercer sua profissão no Brasil, assim como discutiu as restrições impostas pela OAB quanto a participação de advogados estrangeiros em território nacional. Um dos pontos altos de sua palestra foi o esclarecimento de itens chaves para se fazer negócios no Brasil:
- Não há restrição a investimentos estrangeiros (exceto em áreas específicas).
- Capital estrangeiro precisa estar registrado junto ao Banco Central.
- Não há a incidência de impostos sobre investimento/ dividendos / repatriação de capital estrangeiros.
- Os tipos de sociedade mais comuns são: Sociedade anônima e Sociedade limitada ( mais comum).
- Responsabilidade dos acionistas limitada à subscrição de capital exceto em caso de fraude ou violação da lei.
- ANVISA é o órgão do governo que regula e supervisiona todos os setores da economia envolvidos com a fabricação de produtos farmacêuticos e certos alimentos (estes podem ser regulados pelo MAPA, além da Anvisa).
- Para importar produtos e registrar estes no Brasil, as empresas precisam estar registradas no país, assim como precisa obter as licenças de funcionamento e sanitária junto aos órgãos responsáveis.
Após a apresentação do Sr. Martins, o Sr Lewis Rose, sócio do escritório Kelley Drye, apresentou de forma sucinta, as particularidades da profissão aplicáveis nos Estados Unidos.
Ambiente confortável, amplo conhecimento dos palestrantes sobre o assunto abordado, além de um delicioso café da manhã tornaram o momento bastante agradável. Afinal, o dia estava só começando!
Tibor Gyuris
Does anybody know if Next Generation Sequencing of Microbiome is considered in the near future of food safety regulation in Brasi?? Appreciate any comment: Tibor Gyuris
roberto
bom dia gostaria de saber como uma empresa internacional deve faser quais os procedimentos legais para ela por seus produtos no mercado brasileiro que orgao procurar, esta empresa fabrica ar condicionados no estados unidos e tem interesse no brasil