O que é cloro livre, cloro combinado e cloro total?

< 1 min leitura

Ao realizarmos uma desinfecção, geralmente utilizamos cloro. Ele pode ser usado na forma de gás cloro (Cl2), hipoclorito de cálcio (Ca(OCl)2) ou na forma mais comum encontrada no mercado: hipoclorito de sódio (NaOCl).

Qualquer uma das formas, em contato com a água libera íons hipoclorito (OCl-) que se ligam ao hidrogênio (H+) e formam o ácido hipocloroso (HOCl), que por sua vez destrói uma enzima essencial ao metabolismo (triosefosfato di-hidrogenase).

O ácido hipocloroso e o íon hipoclorito são chamados de cloro livre, pois são o cloro disponível para oxidar micro-organismos e se ligar a radicais nitrogenados (orgânicos ou inorgânicos). Este não apresenta forte odor de cloro.

Após ligar-se a um radical nitrogenado, o cloro tem seu poder desinfectante reduzido. Esse é chamado de cloro combinado ou cloramina e tem um forte odor de cloro. Pode ser de três tipos:

Nota: Para simplificar foi utilizado um átomo de nitrogênio, mas no lugar poderia ser um radical orgânico ou inorgânico com diversos graus de complexidade.

A dicloramina tem um poder desinfectante maior que a monocloramina. A tricloramina não tem poder desinfectante algum.

Para aumentar os níveis de cloro livre em sua solução e eliminar o odor causado pelo cloro combinado, é só adicionar mais cloro na solução.

O cloro total é a somatória do cloro livre + combinado.

Referências:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1994000100011

http://www.pha.poli.usp.br/LeArq.aspx?id_arq=1805

http://revistadapiscina.com.br/materia-interna.asp?id=187

11 thoughts on

O que é cloro livre, cloro combinado e cloro total?

  • Thais

    Qual o método mais simples para se determinar a quantidade de cloro residual?

    0
    • Everton Santos

      Olá Thais. No mercado existem kits que vem com reagentes e uma escala de cor comparativa, acredito que esse seja o mais simples. Porém acho muito subjetivo a comparação de cor, confio mais nos kits que nos fornecem um valor exato, eletronicamente. Estes também tem portátil e por preços baixos no mercado. Se precisar de sugestões me encaminhe um e-mail.

      0
  • JULIANE DIAS GONCALVES

    Muito importantante passar fundamentos aos leitores. Vinculado ao tema, sugiro um post sobre cloro livre e pH, ou cloro livre e matéria orgânica.

    0
    • Everton Santos

      Obrigado pelo comentário. Interessante e importante essas sugestões. Anotadas!

      0
  • Izabel Francilene Gonzaga de Souza

    Ótimo esclarecimento

    0
  • Felipe

    Trabalho em uma industria do segmento de embalagens.Para limpeza do ambiente de trabalho e até mesmo, maquinas. A melhor opção é alcoo 70?

    0
  • Dieison W. da Rosa

    Acho importante mencionar a relação do pH que influencia na ação do cloro. Da mesma forma é possível fazer kits em laboratório para análise em fotômetros portáteis, com preço reduzido, muito mais barato que comprar das marcas de referência. Posso dizer que eu mesmo faço os meus a anos e funciona muito bem.

    0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar