Ao realizarmos uma desinfecção, geralmente utilizamos cloro. Ele pode ser usado na forma de gás cloro (Cl2), hipoclorito de cálcio (Ca(OCl)2) ou na forma mais comum encontrada no mercado: hipoclorito de sódio (NaOCl).
Qualquer uma das formas, em contato com a água libera íons hipoclorito (OCl-) que se ligam ao hidrogênio (H+) e formam o ácido hipocloroso (HOCl), que por sua vez destrói uma enzima essencial ao metabolismo (triosefosfato di-hidrogenase).
O ácido hipocloroso e o íon hipoclorito são chamados de cloro livre, pois são o cloro disponível para oxidar micro-organismos e se ligar a radicais nitrogenados (orgânicos ou inorgânicos). Este não apresenta forte odor de cloro.
Após ligar-se a um radical nitrogenado, o cloro tem seu poder desinfectante reduzido. Esse é chamado de cloro combinado ou cloramina e tem um forte odor de cloro. Pode ser de três tipos:
Nota: Para simplificar foi utilizado um átomo de nitrogênio, mas no lugar poderia ser um radical orgânico ou inorgânico com diversos graus de complexidade.
A dicloramina tem um poder desinfectante maior que a monocloramina. A tricloramina não tem poder desinfectante algum.
Para aumentar os níveis de cloro livre em sua solução e eliminar o odor causado pelo cloro combinado, é só adicionar mais cloro na solução.
O cloro total é a somatória do cloro livre + combinado.
Referências:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1994000100011
http://www.pha.poli.usp.br/LeArq.aspx?id_arq=1805
http://revistadapiscina.com.br/materia-interna.asp?id=187
Thais
Qual o método mais simples para se determinar a quantidade de cloro residual?
Everton Santos
Olá Thais. No mercado existem kits que vem com reagentes e uma escala de cor comparativa, acredito que esse seja o mais simples. Porém acho muito subjetivo a comparação de cor, confio mais nos kits que nos fornecem um valor exato, eletronicamente. Estes também tem portátil e por preços baixos no mercado. Se precisar de sugestões me encaminhe um e-mail.
RAYANE PACHECO SANTOS
BOM DIA TUDO BEM?
GOSTARIA DE DICAS DE INSTRUMENTO DE MEDIÇÕES PARA CL E pH.
Everton Santos
Olá Rayane! Entre em contato evertonalimentos@hotmail.com
JULIANE DIAS GONCALVES
Muito importantante passar fundamentos aos leitores. Vinculado ao tema, sugiro um post sobre cloro livre e pH, ou cloro livre e matéria orgânica.
Everton Santos
Obrigado pelo comentário. Interessante e importante essas sugestões. Anotadas!
Izabel Francilene Gonzaga de Souza
Ótimo esclarecimento
Everton Santos
Obrigado.
Felipe
Trabalho em uma industria do segmento de embalagens.Para limpeza do ambiente de trabalho e até mesmo, maquinas. A melhor opção é alcoo 70?
Everton Santos
Olá Felipe! A escolha do seu produto deve levar em consideração vários itens como: tipo de sujidade do seu processo, micro-organismo alvo de eliminação, tipo de equipamento entre outros. Esse texto cita alguns produtos e levanta pontos positivos e negativos de cada um, recomendo a leitura: https://foodsafetybrazil.org/fluidos-corporais-procedimento-para-eliminacao-do-risco-e-higienizacao/
Dieison W. da Rosa
Acho importante mencionar a relação do pH que influencia na ação do cloro. Da mesma forma é possível fazer kits em laboratório para análise em fotômetros portáteis, com preço reduzido, muito mais barato que comprar das marcas de referência. Posso dizer que eu mesmo faço os meus a anos e funciona muito bem.