Luvas pretas para manipular alimentos?

2 min leitura

Há alguns meses tenho notado o crescente uso de luvas pretas para manipulação de alimentos, especialmente em feiras gastronômicas, food trucks, hamburguerias e algumas redes de fast-food.

O fato me chamou a atenção, o que me fez pesquisar sobre o assunto para saber que luvas seriam essas, e minha curiosidade ficou ainda maior quando uma das nutricionistas que trabalham na minha empresa me contou que em um grupo da pós-graduação que ela estava cursando, discutiu-se que as tais luvas estavam sendo permitidas para uso em áreas quentes, haja vista que possuíam resistência ao calor.

Fui pesquisar sobre o assunto e descobri que as tais luvas são as comuns luvas descartáveis para uso em procedimentos, que podem ser de látex, vinil ou borracha nitrílica.

Após contatar algumas empresas fabricantes e ler o rótulo de tantas outras marcas, tanto de luvas nitrílicas, látex e vinil, as respostas foram sempre as mesmas: as luvas de látex, vinil e borracha nitrílica, independentemente da coloração, NÃO devem ser utilizadas em áreas quentes, pois NÃO POSSUEM RESISTÊNCIA TÉRMICA, havendo assim, o risco de a luva derreter, causar lesões e até grudar na pele do manipulador de alimentos que esteja trabalhando em área quente, como fogões, chapas, churrasqueiras ou fritadeiras. Ressalto ainda que todas as marcas de luvas descartáveis possuem o alerta de armazenamento das mesmas em local fresco ou de até 40°C.

Durante a pesquisa sobre as tais luvas, encontrei algumas luvas pretas que são de uso exclusivo para cabeleireiros e essas sim, possuem resistência térmica, pois são destinadas para o uso em colorações e procedimentos químicos dos cabelos. Contatei uma das empresas fabricantes dessas luvas e resposta deles foi muito clara: o produto é destinado exclusivamente para uso em procedimentos de beleza, como colorações e químicas para cabelos. Essas luvas que também são reutilizáveis e laváveis NÃO podem ser utilizadas para manipulação de alimentos.

Agora… e quanto ao uso das luvas pretas descartáveis, utilizadas para procedimentos citadas no inicio do post, será que há algum problema em usar luvas na coloração preta para a manipulação de alimentos fora de áreas quentes? Tecnicamente não, se o fabricante dessas luvas possuir os devidos ensaios de migração que comprovem que não haverá a migração de compostos, incluindo os pigmentos, utilizados na luva para os alimentos. É muito simples fazer essa consulta, basta contatar o SAC das empresas fabricantes. Uma das empresas que contatei inclusive me enviou muito rapidamente os resultados de todos os ensaios de migração! Porém, em minha opinião, a luva na cor preta não é uma boa opção para a manipulação de alimentos, pois as luvas escuras escondem a sujeira e dificultam a visualização do mau estado das mesmas.

Li um anúncio das luvas pretas de uma das marcas e o apelo era justamente esse, esconder a sujeira! Em uma cozinha, em uma indústria de alimentos e em tudo que envolve a manipulação de alimentos e a segurança dos alimentos, a higiene deve ser a preocupação número 1 e, portanto, tudo o que possa dificultar a garantia da segurança de alimentos ou prejudicá-la não é uma boa alternativa.

Ressalto ainda, que nem sempre as luvas são indicadas ou de uso obrigatório para a manipulação de alimentos como vimos anteriormente. 

E vocês, o que pensam sobre o uso das luvas na coloração preta?

Imagem: https://www.azefix.com.br

14 thoughts on

Luvas pretas para manipular alimentos?

  • JANAINA MELO

    Bom dia,estou com um problema em relação a luvas na manipulação de bolachas,pois as luvas descartavéis suam muito,e ai qual luva devo utilizar na manipulação de alimentos?

  • Everton Santos

    Legal ! Ótimo assunto !

  • Cássia Almeida

    Olá, Daniela você pode me eorientar como fazer para saber a determinar a data de validade de sucos tropical (maracujá, manga, acerola, fraviola, tamarindo, cupuaçú dentre outros)?

  • Jota Siqueira

    Muito bom o assunto.
    Agora, tem alguma luva boa para usar na manipulação de áreas quentes?

  • Vera Guedee

    Concordo plenamente com você, principalmente em relação às higiene, luvas pretas são anti – higiênicas para manipulação de alimentos.

    • Alice Saraiva

      Além de serem muito estranhas e feias para tais fins.

  • Lais

    Eu gostaria de saber se tem algum tipo de luva para manipulação de alimentos que aguente alta temperatura, para ser usado na confeitaria, no uso de caramelo. Pois é algo muito quente, que queima os dedos. Obrigada

  • Luis

    Ótimo artigo, há um tempo venho notado também o incremento da utilização de luvas pretas nos serviços gastronômicos à vista, são chamativas, até chique.. Pensei comprar mesmo, seguindo a corrente, mas quando falaram para mim que vendiam nas farmácias e era de uso para cabeleireiro achei um pouco estranho, os pacotes indicam que são só para uso específico, possuem um tratamento para deslizar melhor o cabelo pelos dedos com a luva. Não liguei pro serviço SAC porque desisti do uso delas, mas esse artigo aqui vou guardar porque é bem claro e fundamentado o uso incorreto dessas luvas em serviços de cozinha. Obrigado..

  • Toni Souza

    Senão indicado nem mesmo pelos fabricantes, porque correr o risco? Só tem uma explicação: modismo. Com essa onda de canais no YT de culinária e churrasqueiros, querem passar que são melhores profissionais e entendem o que estão fazendo porque usam luvas diferentes . Ô meu povo!

  • Fernando Gomes de Abreu

    Gostei da informação, porém, isso quer dizer que posso usar qualquer luvas descartáveis da cor clara?

  • N

    Posso afirmar que usam muito essas luvas pretas pra esconder a sujeira.

    Aqui na Espanha tem uma franquia chamada 100Montaditos. Todos os funcionários usam a tal luva preta, em todos os estabelecimentos que fui. Ja vi levarem lixo fora com a luva, logo depois a mesma pessoa limpar as mesas dos pratos sujos e coisas derramadas. Eles usam as luvas para servirem batatas chips nos pratos, colocar ketchup, servir bebidas e as vezes ate mexem com dinheiro(que é algo muito sujo), prepararem os pratos e tudo. Da pra ver que é sempre a mesma luva porque normalmente ja esta brilhosa de tanta gordura 🤢

  • Ruy

    Essa moda pegou após cozinheiros famosos se apresentarem usando essas luvas, aí como ninguém quer ficar pra trás, luvas pretas viraram sinônimo de qualidade na cozinha. E porque os famosos começaram a usar?? Arriscaria um palpite que seria pra evitar terem que lavar as mãos com frequência já que a cor preta esconde qualquer tipo de sujeira. Se os orgâos de fiscalização funcionassem nesse país, interditariam tanto os estabelecimentos qto os programas da TV desses cozinheiros.

  • Rafael

    Eu uso a luva puro e simplesmente pq não gosto da sensação da gordura e da carne na minha mão. Depois de já preparada não uso mais as luvas.

  • Mirian

    Verdade!
    Vim procurar sobre o assunto pq acho estranha essa luva para manipular alimentos.
    Da impressão de que não ta limpo,parece anti higiênica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar