A Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica da Argentina (ANMAT) lançou um guia bastante útil para as indústrias de alimentos que se propõe a oferecer produtos para portadores de doença celíaca. Esse mal que afeta a absorção de nutrientes e causa severo dano ao trato gastro-intestinal gera impactos a curto, médio e longo prazo nos portadores e só pode ser controlado com a exclusão total do glúten da dieta. Essa tarefa não é muito fácil considerando que certos cereais, sendo o principal representante a farinha de trigo, são ingredientes de uma gama muito ampla de produtos e estão presentes em quase todas as refeições. Como já tratamos aqui a rotulagem obrigatória de glúten já fez 10 anos.
O guia é uma aula de gestão de processos desde a matéria-prima até eventual recall e inclusive pode ser extrapolado para outras situações onde contaminações cruzadas são indesejadas. Há modelos de formulários de registros. Uma lista de verificação ao final permite auto-avaliação.
Baixe o conteúdo aqui.
Agradecemos à leitora Lucia Helena Cruz pelo envio desta Dica Vencedora!
Imagem: Sin T.A.C.C = sem trigo, aveia, cevada e centeio
Raquel
Onde está o link para baixar o conteúdo?
Marcelo Garcia
Olá, está embebido no final do post: http://www.anmat.gov.ar/listados/Listado_de_Alimentos_Libres_de_Gluten_18_07_2015.pdf
Raquel Lopes
O link direciona para uma lista de alimentos sem glúten, mas não é o guia de boas práticas mencionado…Onde posso encontrar este?
Marcelo Garcia
Oi Raquel, já tentou aqui?
http://www.anmat.gov.ar/listados/Listado_de_Alimentos_Libres_de_Gluten_18_07_2015.pdf
Raquel Lopes
Oi, já consegui no site da anmat, o link é: http://www.anmat.gov.ar/Alimentos/Guia_BPM_ALG_formato_Web.pdf
Obrigada!!