Quando uma equipe de segurança de alimentos inicia seu trabalho de mapeamento dos Programas de Pré Requisitos para implantação de uma norma de gestão de segurança de alimentos, seja preparando o caminho da BRC ou da ISO22000, é comum identificar os perigos físicos que são inerentes à área ou ao processo.
Dessa forma, é comum encontrar em empresas com sistemas de gestão de segurança de alimentos, uma política de vidros e uma política de controle de corpos estranhos, como grampos e clipes, que são frequentemente proibidos em áreas produtivas.
No entanto, essa decisão comumente acarreta um desconforto por conta de operadores, líderes e supervisores. Como garantir o atendimento ao requisito que diz respeito à disponibilização de procedimentos e instruções de trabalho nas áreas, se os mesmos não poderão ser distribuídos grampeados ou presos por clipes?
E ainda o armazenamento desses documentos sem o auxílio destas pequenas peças, facilita a perda e a desorganização.
E como contornar essa situação?
Existe uma novidade no mercado que tem feito a alegria de equipes de segurança de alimentos e também de equipes de implementação de sistema de gestão ambiental (ISO14001): o grampeador ecológico.
O grampeador ecológico dispensa o uso de grampos, pois seu funcionamento consiste em fazer um pequeno corte no papel, inserindo uma ponta do próprio papel neste furo. Sem perigos físicos e ainda ecologicamente correto, como é possível verificar na figura abaixo:
No entanto, o pioneirismo tem seu preço. Para conseguir um exemplar deste grande achado, temos duas opções:
– Uma busca simples no Google nos remete a fabricantes de brindes, que fazem estes grampeadores nos mais variados formatos, mas possuem um pedido mínimo, raramente compatível com o desejo da empresa; ou
– Compra através de sites como Mercado Livre ou o próprio Ebay, que permite a obtenção de unidades isoladas destes grampeadores mas que, na contramão, não permite a obtenção de nota fiscal.
Ana Claudia Frota
Fantástico!!! E eu ainda recomendando o uso de cola bastão…vivendo e apreendendo!! rsrs
Humberto Soares
Também achei interessante, só não gostei da dificuldade para comprar. Será que não existem livrarias/papelarias ecológicas?
Luciana
Boa tarde!
Eu faço parte da Valtech e nós trabalhamos com esses grampeadores.
Fique a vontade para cotar comigo.
vendas1.valtech
http://www.valtech.com.br
Att,