FSSC 22000 lança o Programa “Global Markets” para pequenas e médias empresas

2 min leitura

O Programa “Global Markets” é uma ferramenta que tem como objetivo auxiliar pequenas e médias empresas fabricantes de alimentos, em especial aquelas que não possuem nenhum sistema de gestão, a alcançar uma base consistente em segurança de alimentos, melhorando seus processos e preparando-se para uma certificação futura. Já comentamos sobre este tema aqui, aqui e aqui.

Recentemente, em 15/02/2017, o esquema mais popular em sistemas de gestão da segurança de alimentos, a FSSC 22000, lançou seu próprio programa, com foco principal nas indústrias de alimentos, ingredientes para alimentos e alimentação para cães e gatos (pet food). Ele foi desenvolvido a pedido de um grande número de interessados, incluindo indústrias alimentícias multinacionais amplamente conhecidas. O “FSSC Global Markets Program” é baseado nos requisitos do Global Markets do GFSI e nos princípios de higiene alimentar recomendados pelo Codex Alimentarius.

O programa foi concebido para ser aplicado em três passos, com o objetivo final de que a empresa possa alcançar a certificação no Esquema FSSC 22000. Apresenta requisitos para sistemas de segurança de alimentos e avaliação da conformidade nos níveis básico e intermediário, a partir dos quais a empresa já poderia alcançar um desenvolvimento adequado e buscar a certificação completa na FSSC 22000. Também traz diversos requisitos para os organismos de avaliação da conformidade, incluindo a estrutura necessária para o relatório, qualificação dos auditores, conformidade, controle e gestão da integridade do processo de avaliação. O programa provê uma ferramenta de auto avaliação e um módulo de treinamento e capacitação para as empresas.

Um aspecto interessante do programa é que a empresa pode decidir por manter-se no nível básico de conformidade, se isto for suficiente para si própria e para seus clientes, passando por uma auditoria anual de manutenção da conformidade no nível básico. Esta informação ficará disponível na base de dados pública da FSSC. A empresa pode também optar por buscar a certificação FSSC 22000 em duas etapas, realizando uma auditoria no nível intermediário um ano depois da avaliação no nível básico, e após mais um ano, passar pela auditoria de certificação. Também é possível, em uma única etapa, já solicitar a certificação FSSC 22000 após passar pela avaliação de conformidade do nível básico. A organização pode definir se pretende manter-se no nível básico, nível intermediário ou se deseja se candidatar para a certificação FSSC 22000.

Mais informações sobre o tema podem ser obtidas neste link.

7 thoughts on

FSSC 22000 lança o Programa “Global Markets” para pequenas e médias empresas

  • Rute

    Ótimo artigo, Camila! Obrigada pelas informações.

    • Camila Miret

      Olá, Rute, que bom que gostou! Estamos sempre buscando as novidades da FSSC para nossos leitores. Obrigada pela visita!

  • Everton

    Olá Camila. Ótimo artigo.
    Como funciona o ingresso nesse programa?
    Entrei no site, porém não encontrei essa informação.
    Obrigado

    • Camila Miret

      Oi, Everton, obrigada pela visita. A melhor forma de entrar em contato com a FSSC é através dos dados apresentados neste link: http://www.fssc22000.com/documents/contact.xml?lang=en
      Existe um endereço de e-mail lá ou você pode optar pelo preenchimento do formulário de contato, apresentando sua empresa e solicitando mais informações sobre a candidatura ao programa. Aqui no Brasil ainda não conheço empresas que já estejam participando do programa. Boa sorte e sucesso!

    • Camila Miret

      Aproveito também, Everton, para compartilhar o link de uma apresentação que a FSSC fez sobre o tema, em inglês: http://www.fssc22000.com/documents/news-items/webinar-recording-fssc-global-markets-program-available.xml?lang=en
      Há informações interessantes que podem ajudar a sua empresa.
      O programa é específico por enquanto para a indústria alimentícia, de bebidas e ingredientes, e não engloba outros setores.

  • Brenner Ramalho

    Olá bom dia Camila Miret, trabalho em uma empresa que produz embalagens plásticas para laticínios. Nos foi solicitado que tenhamos agora um método reconhecido pelo GFSI, você tem algum material ou informação para que eu posso melhor me informar? Pois estou às cegas.

    • Camila Miret

      Olá, Brenner, obrigada pela visita. Seus clientes provavelmente solicitam que sua empresa tenha uma certificação de sistema de gestão da segurança de alimentos reconhecida pelo GFSI. Os esquemas atualmente reconhecidos são: FSSC 22000 (o mais comum no Brasil), IFS PACsecure, SQF Code e BRC/IoP Global Standard for Packaging and Packaging Materials (veja mais informações aqui: http://www.mygfsi.com/schemes-certification/recognised-schemes.html). Você pode também pedir orientações adicionais para os organismos de certificação existentes no mercado, ou para consultorias na área. Talvez seja interessante realizar treinamentos para entender melhor sobre os esquemas, sendo que o mais difundido é sem dúvida a FSSC 22000. Boa sorte e sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AQMKT
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar