Nas últimas décadas, caixas plásticas retornáveis e reutilizáveis para o transporte de alimentos frescos dos produtores até os supermercados ganhou uma vasta utilização, efetivamente substituindo as caixas de madeira como uma alternativa ambiental mais amigável. Porém, estudos conduzidos nos EUA e no Canadá encontraram sérios problemas de higiene nestas caixas, levantando preocupações sobre possíveis riscos à segurança de alimentos. As caixas poderiam transferir patógenos aos alimentos frescos.
Os pesquisadores canadenses encontraram evidência de E. coli em caixas que, segundo os produtores, haviam sido higienizadas, sugerindo que os procedimentos de higienização adotados são inadequados. Um professor doutor da Universidade da Califórnia Davis encontrou em 38% das caixas já higienizadas, contagens bacterianas de 10^5 para mais, sendo, segundo ele, resultados inaceitáveis.
Outro problema é que estas caixas muitas vezes não possuem um desenho higiênico, ou seja, possuem ranhuras, vãos, furos e outros pontos potenciais de acúmulo de alimentos, difíceis de serem devidamente higienizados.
Embora não haja registro de doenças causadas diretamente por estas contaminações, se houvesse um surto, seria muito difícil rastreá-lo até a uma caixa plástica considerada inofensiva até então. Mesmo com os sistemas de rastreabilidade e recall já consolidados nos EUA, ainda há inúmeros casos de doenças e surtos que nunca tiveram a sua causa efetivamente encontrada.
A responsabilidade pela higienização das caixas é também controversa. Quem deveria fazer? O fabricante da caixa? O produtor lá no campo? As redes de supermercado? O ideal seria cada um fazer a sua parte, higienizando as caixas antes e depois do uso.
O que também se espera que é os procedimentos de higienização sejam revisados e devidamente validados, e que testes (ex. por swab) para análise microbiológica sejam conduzidos com frequência para garantir a contínua eficácia do procedimento.
Para o consumidor, o que fica valendo como dica, claro, é a higienização completa e adequada dos vegetais e frutas frescas antes de consumi-los.
Leia também aqui no blog: Caixas de madeira ou caixas de plástico?
Fonte:
Silvana Chaves
Muito interessante Camila!
Alessandro Giuseppe
Atendo vários Bananais, e o hj meu trabalho é convencer os agricultores que limpar não é higienizar, caixas plásticas que transportam alimentos devem ser higienizadas com alcalino clorado a 4% 140PPM tempo de contato mínimo de 10min.
Este é um caso que temos de melhorar muito
Abraços
Alessandro Giuseppe
Camila Miret
Obrigada pela visita, Alessandro. Realmente ainda há muitas melhorias a serem feitas na cadeia de fornecimento de alimentos, mas aos poucos, com orientação, treinamento e persistência, chegaremos lá.
Alessandro Giuseppe
Oi Miret, consegui zerar o problema com coliformes termotolerantes, fecais e totais na lavagem de bananas que vão para os climatizadores com 36PPM de hipoclorito, pelo seu conhecimento e seu currículo invejável vc acha que com a metade de PPM eu conseguiria a o mesmo resultado ou só fazendo Swuab.
Obrigado!!
Adriana Menezes
Ótima matéria!
Atuo numa empresa que higieniza as caixas plásticas retornáveis para frutas, legumes e verduras e temos como premissa entregar caixas higienizadas (realizamos testes de luminescência da 3M, análises microbiológicas em laboratório credenciado muito mais rígidas do que prevê na ABNT 15674:2009, além de auditorias do Ministério da Agricultura para controle da praga da banana, Sigatoka Negra). Porém, a nossa responsabilidade vai até a entrega da caixa ao produtor.
Parabéns!
valdeci silva
Ola Camila,
boa tarde!
Sou representante de uma empresa que trabalha com produtos químicos certificados pela Anvisa, para higienização e desinfecção de caixas plasticas . Como poderia conseguir contato com empresas que fazem esse tipo de trabalho com essas caixas para demonstrar meus produtos?
Samara Roberta Porfirio
Olá, boa tarde!
Valdeci trabalho com essas caixas e estou tendo uma grande dificuldade em encontrar um produto que me atenda na higienização e limpeza.
Gostaria que entrasse em contato comigo para saber mais sobre seu produto.