Um interessante artigo do site Food Safety News mostra um estudo onde um total de 198 amostras de carne de porco coletadas nos Estados Unidos, encontrou níveis relativamente baixos de contaminação para os microrganismos patogênicos que regularmente aparecem nos noticiários, como Salmonella e Listeria monocytogenes, mas um total de 69 por cento destas mesmas amostras foram positivas para Yersinia enterocolitica, que também pode ocasionar doenças.
A indústria de carne de porco contesta o estudo afirmando que poucos sorotipos diferentes de Yersinia enterocolitica podem causar doenças, mas pesquisas recentes sugerem que uma percentagem significativa das bactérias encontradas em fazendas de porco pode ser patogênica.
Leia o artigo na íntegra (em inglês) aqui. Aproveite para navegar em outros artigos desse site que é bastante interessante!
Marcelo Garcia
Fernando,
Felizmente parecem estar “adormecidas” as cepas mais virulentas desta espécie. Em minha iniciação científica, encontramos 1/3 de amostras de leite cru positivas, embora de linhagens não patogênicas. O monitoramento é necessário. Não podemos esquecer que a prima Yersinia pestis, dizimou parte da Europa com a peste bubônica.