Cortinas de ar: como especificar?

2 min leitura

Confesso que decidi escrever este post pois pesquisando sobre cortinas de ar, aprendi um pouco mais sobre o assunto e decidi compartilhar com vocês algumas informações, para fomentar a discussão sobre este tema.

Vamos começar com uma pergunta básica: qual a função das cortinas de ar na indústria de alimentos?

Como consumidora e profissional que atua na indústria de alimentos, eu diria: cortina de ar é um equipamento que vai evitar que sujidades e pragas entrem para áreas produtivas. Mas veja abaixo outras vantagens que a cortina de ar possui:

  • Pode funcionar como isolante térmico quando as portas estão abertas;
  • Proteger o ambiente contra fumaça, poeira e insetos;
  • Evitar que odores entrem no ambiente;

Nesta pesquisa, descobri alguns pontos básicos que precisamos considerar para conseguir especificar adequadamente as cortinas de ar.

Para definir o comprimento da cortina de ar devem ser considerados: comprimento efetivo da saída de ar, vazão (m³/min), consumo (KW/h) e potência.

Existem diferentes tipos de cortinas de ar e cada modelo pode ter função distinta, como por exemplo: para ambientes residenciais para conforto. Para ambientes mais agressivos, é necessário uma cortina de ar de alta vazão, utilizada para criar barreira de ar em portas abertas, entrada e saída ou divisão de ambientes e existem outras mais específicas para fins fitossanitários, aplicáveis para indústrias de alimentos, supermercados, câmeras frigoríficas, entre outras.

Procure referências técnicas sobre a empresa e funcionalidade das cortinas de ar que pesquisa, buscando realizar benchmark com clientes que tenham adquirido modelos similares ao que procura. Jamais adquira uma cortina de ar sem que um técnico vá conhecer sua empresa e o local da instalação, pois para recomendar vazão e potência necessária, é importante conhecer o local da instalação para ser assertivo na recomendação e assim, você não compra gato por lebre. Segue abaixo um exemplo de especificação que foi elaborado pela área de manutenção e que fez toda diferença para o adequado funcionamento após instalação:

Espero que você possa usufruir de alguma forma desta experiência que vivenciei. Em nosso caso, depois de algumas dores de cabeça, chegamos a um final feliz e conseguimos uma cortina de ar que realmente funcionou!

Até a próxima!

9 thoughts on

Cortinas de ar: como especificar?

  • Luciana Cortazzo Cunha

    ola, obrigada pelo post.
    normalmente fico preocupada em onde colocar as cortinas de ar, principalmente em porta de acesso a cozinha, onde ha entrada e saida constante de preparadores ao estoque.

    utilizamos cortina de ar nas portas do salao do restaurante para mantes a temperatura do ar condicionado e utilizamos nos estoques tambem.

    voce utiliza ou conhece quem utilize ar condicionado na cozinha ?

    nunca coloquei por que imaginei ser desnecessario, por conta do ambiente quente, a condicionadora ficaria mais encrencada do que funcionando satisfatoriamente.

    sem contar as particulas de oleo no ar que iria para o motor.

    para dentre da cozinha de quentes, o que costuma observar que realmente funciona, por favor?

    insuflamento?
    ar condicionado

    na cozinha em questao, nao existem maneiras de colocar janelas telas.

    grata

    0
    • Silvana Chaves

      Olá Luciana, fico feliz pelo post ter sido útil de alguma forma. Confesso que não sou especialista em cortina de ar. Escrevi o post para compartilhar o que aprendi ao precisar comprar cortina de ar para a indústria onde estou trabalhando. Contei com o time da manutenção para me ajudar na especificação. Sobre ar condicionado na cozinha, recomendo que você leia este artigo: https://foodsafetybrazil.org/e-permitido-usar-ar-condicionado-em-area-de-manipulacao-de-alimentos/
      Um abraços
      Silvana Chaves

      0
  • Cristina Moraes

    Muito interessante e necessário. Parabéns!

    0
    • Silvana Chaves

      Obrigada Cristina. Fico feliz em poder contribuir de alguma forma.

      0
  • Glaucio Lopes

    Boa tarde! Obrigado pelo post. Poderia me indicar o nome da empresa que vende cortina de ar CFC ?

    0
    • Juliane Dias

      Olá Glaucio. Por questões de políticas o blog não realiza indicações de marcas ou produtos.
      Juliane

      0
  • Lucas Kaue

    Olá, Muito Obrigado pelo post, muito interessante.
    Uma pergunta, a cortina de ar é indicado para separar o ambiente limpo do ambiente sujo.

    att.
    Lucas

    0
  • Izabele

    Boa tarde!
    Em refeitórios insdustriais, qual seria a norma que instrui sobre o uso, ou melhor, sugere a instalação na entrada e saída.

    0
    • Diogo

      Olá Izabele, a portaria nº 09 de 16 de novembro de 2000 do CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA sugere o uso de cortina de ar como medida de segurança para a evitar a entrada de insetos voadores.
      Att,

      0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar