Você sabe aplicar o conceito de feedback em Segurança dos Alimentos?
Para conquistar e galgar novos passos, alguns de nós, profissionais, contamos com nossos liderados, outros lideram um comitê de qualidade, um time da ESA ou equipes semelhantes.
O ponto é que seja qual for a sigla ou formato de grupo social, todos são formados por pessoas com anseios, expectativas, frustrações e necessidades.
E na correria do dia a dia enfrentamos diversos desafios profissionais: não conformidades, validações, análises de causa, entre outras questões inerentes a nossa rotina. Tomados pela intensidade dos fatos, podemos deixar passar oportunidades de:
- Aplicar um bom reconhecimento para um trabalho bem executado ou
- Corrigir alguma atividade que possa estar “saindo dos trilhos”
O feedback é um termo da língua inglesa que representa a união de duas palavras: feed (alimentar) e back (voltar), ou seja, responder a um comportamento. Um feedback acompanhado tem maior sucesso para o desenvolvimento das pessoas, ao longo do ano. O liderado, quando bem assessorado, entende seus desafios dentro do time.
A gestão de pessoas não é uma ciência exata, visto que cada pessoa, contexto e comportamentos são únicos.
Abaixo, listo algumas considerações interessantes de serem aplicadas que “podem” aumentar a energia do time e fomentar a cultura de engajamento na qualidade e segurança dos alimentos.
Exemplos e situações de Feedback
Organização, tempo e local
Organize suas ideias previamente, sente-se com seu liderado em um local adequado, reservado, garanta que haverá tempo suficiente para que os assuntos não fiquem inacabados devido a uma reunião na sequência.
Se possível, fuja das tão “temidas” salas de reuniões. Talvez na sua empresa existam locais ao ar livre que sequer passarão a impressão de algo pesado ou excessivamente formal.
Anotações de fatos x insinuações
Concentre-se em fatos, utilizar-se de suposições não gera real entendimento.
– Você está deixando as atividades para a última hora (ERRADO)
– Na semana passada você deixou a inspeção de linha para sexta-feira no fim do turno e isso se repetiu durante todo o mês, gostaria que se organizasse para realizar esta tarefa durante o início da semana. (CORRETO)
Exclusão de possibilidades
– Ela é centralizadora! Preciso resolver isso, ela não pode agir assim…. (ERRADO)
Atenção: esse tipo de pré-julgamento é limitado e exclui alternativas. Muito provavelmente, durante uma reunião de feedback você poderá induzir sugestões e críticas com base no que ouviu ou no que acredita, inibindo qualquer oportunidade de o outro expor seu ponto de vista.
– Vejo que nas últimas auditorias ela é quem tem realizado a inspeção, mas o time também conhece a atividade. Investigarei sugestões com ela para a participação de todos.
Emoções
Falar sobre as emoções do outro é transitar em uma região desconhecida. Se for necessário e inevitável, fale a respeito de suas emoções e percepções sobre o que está ocorrendo. Seu liderado pode até não gostar, mas não haverá questionamentos sobre a veracidade dos sentimentos quando partem de você.
– Você anda desmotivado e está desapontando…. (ERRADO)
– Você não tem entregado no prazo os resultados dos bloqueios de qualidade durante os meses. Estou preocupado e desapontado… Como podemos… (CORRETO)
Foco nas falhas?
O colaborador é um excelente profissional em várias “frentes de trabalho”, porém não consegue desempenhar bem uma determinada atividade. Pare de focar esta única atividade e enaltecer o problema. Se possível, redirecione este trabalho para outro colaborador que tenha maior afeição e se não for possível, acompanhe-o de perto para que melhore o suficiente para não ser mais um obstáculo.
– Você tem feito excelentes auditorias na linha e a forma como lidou com aquela contaminação foi realmente muito boa. No entanto, vejo que tem muitas dificuldades com as planilhas de APPCC, ensinarei William* para que siga com as atualizações e você possa avançar nas investigações de microbiologia.
Reconhecimento e Valores Organizacionais
Crie oportunidades de associar os comportamentos observados com os valores organizacionais e sua política de segurança dos alimentos.
– Foi uma ótima ideia reunir a operação no início do turno e falar sobre os desvios do final e semana. Conforme diz nossa política interna: zelar pela segurança dos alimentos através de conscientização e treinamento.
Esperar por momentos de feedback?
É comum criar uma agenda para realizar o feedback anual ou semestral.
Mas e até lá? Vamos continuar com o problema? Não vamos sequer agradecer?
Crie oportunidades de parabenizar e corrigir ações e comportamento sempre que possível. Utilize sessões em sala, mesa, papéis… Em uma simples conversa de corredor você pode potencializar um incrível profissional através de um pequeno, sincero e válido elogio.
E você, já teve experiências semelhantes? Compartilhe-as conosco nos comentários.
Veja também:
- Os 5 passos (poderosos) da comunicação para uma Cultura de Segurança de Alimentos
- O que precisamos entender (antes) sobre Cultura de Segurança de Alimentos?
- Gestor da Qualidade ou Liderança da Qualidade?
- Fui promovido a liderança em food safety. E agora?
Pingback: