Um grupo de trabalho da FAO está revisando o guia CAC/RCP 1-1969, que possui como anexo os princípios para a implementação do APPCC na indústria de alimentos. A última revisão gerou uma versão “draft” com os comentários da equipe de trabalho quanto às mudanças necessárias e está disponível para consulta.
Uma das principais mudanças que essa última revisão traz é a proposta de uma nova árvore decisória para o Princípio 3 (Passo 7) de Determinação de Pontos Críticos de Controle.
A nova árvore foi sugerida por um membro do grupo de trabalho do Brasil e foi chamada de “Fluxograma para determinar se uma etapa particular ou procedimento é um PCC ou requer controle elevado das Boas Práticas de Higiene.”
O grupo de trabalho traz com essa nova proposta de árvore decisória alguns termos e princípios novos, que se assemelham muito ao modelo de APPCC da ISO 22000, como:
* Programas de pré-requisitos (PPR): definido no documento como programas que proporcionam o ambiente e condições de operação básicas necessários para a produção de um alimento seguro e constituem a base para a implementação de um sistema APPCC.
* Perigo significativo: definido como um perigo identificado durante o levantamento de perigos ou em uma detalhada análise de perigos, considerado como razoavelmente esperado de ocorrer sem a presença de controle.
* Em certas circunstâncias, a revisão da operação e seus perigos (ou uma detalhada análise de perigos) pode indicar que as Boas Práticas de Higiene sozinhas são suficientes para gerenciar os perigos associados a uma instalação.
* Para algumas Boas Práticas de Higiene, um elevado nível de controle (com um monitoramento e verificação reforçados, por exemplo) pode ser necessário para proporcionar a produção de um alimento seguro, e então esse nível de controle e frequência de monitoramento e verificação deverá ser aplicado apropriadamente.
* Podem existir, porém, perigos de segurança de alimentos que ocorrem ou estão presentes em níveis tais que as Boas Práticas de Higiene não são suficientes para proporcionar a produção de um alimento seguro, devendo ser gerenciados por uma apropriada combinação de medidas de controle que seja capaz de prevenir a sua ocorrência ou removê-los ou reduzi-los a um nível aceitável. Nesse caso, será necessário implementar um sistema APPCC.
Até o dia 15/10/18 está aberta a solicitação para comentários, em que o Codex convida seus membros e observadores a enviar suas considerações sobre essa revisão. Caso você tenha interesse em colaborar, clique aqui para o Sistema Online de Comentários (Online Commenting System).
E para acessar o texto na íntegra (em inglês), clique neste link.
Abaixo, você encontra uma livre tradução da ferramenta para conhecimento.
Isabela Piza
Olá Milena,
Bom saber que teremos melhorias.
Uma dúvida: não está faltando uma seta entre a questão 3 e o sim, na árvore decisória apresentada?
Giselle Moraes
Bom dia,
No conteúdo fala, na data 15/10 tem alguma novidade sobre o assunto
Emily Bonach
Boa tarde Milena,
O modelo proposto já foi aprovado pelo CODEX?
Josilene Moura
Olá,
Fiquei com algumas dúvidas sobre uns itens do Checklist do HACCP. Por exemplo, quando pede que haja treinamento a cada 3 meses. Torna-se inviável quando falamos de 500 pessoas dentro de um packing house de uva. Ou não? Onde posso achar essa informação falando quem são as pessoas que devem ter treinamento e carga horária.
Francimar Duarte
Olá Milena, quanto a esta nova proposta já há alguma definição, visto que o draft é 2018.
Marcos Antonio Pereira
Bom dia !!
Fiquei muito feliz com as melhorias, pois sempre comentei que um bom APPCC é o principal sistema para SEGURANÇA DE ALIMENTOS