Como saber se a água que estamos consumindo é segura?

3 min leitura

Recentemente foram publicadas algumas matérias polêmicas sobre a nova tendência nos Estados Unidos de consumo de água engarrafada “sem tratamento” – chamada também de “água crua” ou “raw water”, e consequentemente surgiram diversos comentários e críticas, muitas vezes sem embasamento.

Mediante este cenário é importante ressaltar que no Brasil as águas envasadas e comercializadas que se enquadram nas classificações “mineral natural” e “natural” não recebem qualquer tratamento que possa alterar as suas características originais, sendo, portanto, captadas, envasadas e comercializadas em sua forma natural, como definido pela RDC 274/2005 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Se desejar, consulte a norma aqui.

Sendo assim, o que deve ser questionado não é sobre a existência de tratamento desta água, e sim sobre  sua procedência e a necessidade de passar por algum processo que possa alterá-la, visto que a natureza pode fornecer um produto puro e rico em minerais.

Pensando nisso, como saber se a água que estamos consumindo é segura?

Devemos sempre escolher produtos que sigam em seu processo de industrialização (envolvendo desde a captação, envase até expedição) medidas adequadas de modo que este produto não sofra nenhuma alteração, inclusive evitando qualquer risco de contaminações.

Uma das maneiras de verificar se você está consumindo água segura é através do selo de certificação disposto no rótulo deste produto.

Atualmente no Brasil as águas envasadas possuem dois programas voluntários de certificação de produto: Programa de Qualidade de Águas e Bebidas Envasadas da NSF International e Avaliação de Conformidade de Produto pela Portaria Inmetro n° 307/2014.

Estes programas de certificação são compostos de auditorias e ensaios anuais que têm como base regulamentações nacionais/internacionais, tendo agregado também diversos requisitos exigidos pelas principais normas de Segurança de Alimentos e de Sistemas de Gestão da Qualidade.

Por se tratarem de certificações de produto, possuem também requisitos específicos para o processo de industrialização de águas, o que envolve desde determinações para as instalações, processo produtivo até ensaios de rotina a serem realizados pela empresa, além da análise do produto acabado através de amostras coletadas por um auditor e enviadas a um laboratório acreditado ISO 17025, garantindo o atendimento a padrões nacionais e/ou internacionais (a depender da norma).

O Programa de Qualidade de Águas Envasadas é um dos mais tradicionais da NSF International, tendo início em 1984 e alcançando hoje todos os continentes, contando com especialistas no assunto em todo o mundo. Tem como base regulamentações da FDA e está em concordância com a lei FSMA (Food Safety Modernization Act), agregando requisitos globais de Segurança de Alimentos.

Já a Avaliação de Conformidade de Produto pela Portaria Inmetro n° 307 foi publicada em 2014 e é a primeira norma do Inmetro a envolver requisitos de Segurança de Alimentos, composta por regulamentos da ANVISA, DNPM (atual ANM – Agência Nacional de Mineração), Inmetro, ISO 9001, Codex.

Para ambos os programas é possível consultar os produtos certificados através das suas listagens oficiais:

Listagem NSF: <http://info.nsf.org/Certified/BWPI/>

Listagem Inmetro: <http://www.inmetro.gov.br/prodcert/produtos/busca.asp>

Ao conquistar a certificação, o selo é aposto no rótulo e a empresa pode desta forma demostrar, através de um Organismo Certificador Independente, que seu processo e produto seguem todos os requisitos necessários para garantir uma água segura ao consumidor.

 

Carolina Alcover Rodrigues

Bottled Water Program Coordinator, NSF International Brazil

 Coordenadora do Programa de Certificação de Águas Envasadas da NSF no Brasil, é graduada em engenharia de alimentos e especialista em Segurança de Alimentos.

Com 7 anos de experiência no setor de alimentos e bebidas, atua há 3 anos como auditora pela NSF International em protocolos com foco em Qualidade e Segurança de Alimentos para diversos seguimentos de indústrias e especialmente para o setor de águas envasadas. Possui amplo conhecimento em normas nacionais e internacionais, incluindo a Certificação NSF para Águas Envasadas e Avaliação de Conformidade pela Portaria Inmetro nº 307/2014, sendo uma das responsáveis pela implantação da certificação do Inmetro na NSF, que é o Organismo Certificador pioneiro em trabalhar com este programa no Brasil.

3 thoughts on

Como saber se a água que estamos consumindo é segura?

  • Nathalie Goulart Souza Leite

    Ótimo ponto de vista da “raw water” esclarecendo a tendência!

  • Everton Santos

    Interessante! Quando a água tem a certificação do NSF, temos o selo da imagem destacada. Quando ela é avaliada pelo Inmetro, como posso identificar no rótulo?

  • ALEXANDRE CASTRO

    Oi! Acabei de receber meu galão de AGUA MINERAL do meu fornecedor costumeiro mas estou achando estranho o sabor da agua e o aspecto externo do vasilhame. Que orgao eu posso consultar pra saber se a água é mineral mesmo? Se é segura?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar