Avaliação de risco de touca não descartável para manipuladores de alimentos

< 1 min leitura

Ao observar o uso de touca não descartável (como a da imagem destacada) por alguns locais de manipulação de alimentos, resolvi levantar alguns pontos:

Touca NÃO descartável Touca descartável
Seu objetivo principal é reter cabelo. Isso é colocado à prova quando o cabelo é muito curto, pois ele passa facilmente pelos furos da touca. Seus furos são pequenos o suficiente para reter cabelos curtos, micro-organismos e outros.
Caso o manipulador tenha caspa, piolho ou qualquer outro item no cabelo, ele também não será retido.
Retém uma pequena quantidade de micro-organismos devido ao tamanho de seus furos.
Deve ter um procedimento de lavagem e uma frequência elevada, visto que grande parte é feita de pano (poroso e absorvente), acumulando suor e micro-organismos. Não requer uma frequência nem procedimento de higienização, pois será descartada ao final do uso. Dessa forma também não há risco de expor o lado contaminado na sua reutilização.
Não tem um lado definido, o manipulador pode contaminar um lado com o cabelo e ao utilizar o outro, sem lavar, pode deixar exposto o lado contaminado.

Diante desses pontos, sugiro a utilização de toucas descartáveis. E você, o que acha?

5 thoughts on

Avaliação de risco de touca não descartável para manipuladores de alimentos

  • Nathalie

    Esta touca da foto é uma ótima avaliação para o artigo. Apenas uma ressalva para a touca não descartável pode ser toca de pano, que muitas indústrias fazem uso com lavagem diária, aonde algumas inclusive já vem costurada no uniforme para evitar cabelos no mesmo, o que acontece quando vestimos a roupa sem colocar a touca antes e até mesmo de ficar solto próximo a nuca. Neste caso acho ainda mais válido que a destratável que muitas vezes não são trocadas na frequência que deveriam ficando com elástico válido.

    • Everton Santos

      Ótimo comentário! Se a touca de tecido for higienizada corretamente, reter os cabelos e bem projetada, ela é uma ótima opção. Eliminando alguns riscos que a touca descartável ainda apresenta.

  • Carolina de Cássia Rodrigues Siqueira

    Já olhava com desconfiança para esse modelo de toucas e a matéria veio a reforçar minha percepção.
    Esclarecimento bastante oportuno, pois trata-se de uma maneira de economizar, que pode custar muito caro no futuro.

    • Everton Santos

      Obrigado pelo comentário! Creio que o maior objetivo da touca é reter cabelos, essa da imagem destacada não realiza seu objetivo.

  • Tiago Mezaroba

    Olá…
    Realmente a touca conforme o modelo da foto serve como um meio de possível contaminação na manipulação caso não tenha controle na higiene e manutenção da touca. Ainda sou mais favor dos modelos touca ninja de pano, onde o colaborador usa durante os procedimentos, caso suje é feito a troca e após termino do turno ambas são encaminhadas ao setor de lavandeira, onde passarão pelos procedimentos de lavagem. Mas ainda pode ficar algum fio de cabelo preso na touca, onde deverá ter uma verificação do setor de lavanderia para retirar os cabelos presentes e depois são liberados para uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AQMKT
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar