Álcool 70° gel X Álcool 70° líquido: qual o mais eficaz para sanitização das mãos?

2 min leitura

O álcool 70° é um dos sanitizantes mais utilizados nas indústrias de alimentos para fazer a desinfecção das mãos dos manipuladores, após o processo de lavagem com sabonete líquido. Ele costuma estar disponível nas pias instaladas nas barreiras sanitárias e nos dispensers espalhados por toda a área de produção e por diversos locais internos da empresa, até mesmo em áreas administrativas, a fim de reduzir o número de doenças virais contagiosas.

A eficácia do álcool 70° pode ser comprovada pelos estudos realizados para validar esse sanitizante e podem ser encontrados alguns posts em nosso blog que já trataram do tema, como o do colunista Humberto Cunha ( “Afinal, por que o álcool 70° é mais eficaz como bactericida que o álcool absoluto?”). Neste texto, o autor explica que o álcool 70° possui uma concentração mais adequada para eliminação de bactérias, devido à maior facilidade para penetração da substância na célula da bactéria e menor volatilização, aumentando o tempo de contato, e ainda ressalta que fungos e vírus são destruídos com a ação do produto.

Um leitor nos questionou se poderia utilizar nas barreiras sanitárias das indústrias de alimentos o álcool 70° na forma líquida em vez da forma tradicional em gel.

Sendo assim, resolvi analisar e comparar o álcool 70° gel X álcool 70° líquido para saber se ele é eficaz como sanitizante das mãos:

 Álcool 70° gel X Álcool 70° líquido

  • Eficácia: Ambos possuem a mesma concentração, ou seja 70° e são igualmente eficazes na eliminação de microrganismos, fungos e vírus conforme explicado acima e no post “Afinal, por que o álcool 70° é mais eficaz como bactericida que o álcool absoluto?” 
  • Textura: O álcool 70° gel possui uma textura mais agradável e de fácil aceitação para passar nas mãos dos manipuladores após o processo de higienização com sabonete, já o álcool 70° líquido pode escorrer, não ter boa aderência nas mãos e não ser completamente espalhado,  tendo com isso sua eficácia reduzida;
  • Disponibilidade: No caso de se optar pelo álcool 70° líquido, a empresa teria mais dificuldade para encontrar dispensers específicos para realizar o abastecimento e assim menos adesão dos manipuladores de alimentos em seu uso e maior dificuldade para dispor desse produto em várias áreas.
  • Substituição segura?: Outro ponto que é necessário analisar antes de fazer a troca do álcool 70° gel pelo álcool 70° líquido nas barreiras sanitárias e demais áreas das indústrias, é se o produto não ressecaria mais as mãos dos usuários e inibiria a aderência ao seu uso, já que o álcool 70° gel possui em sua formulação glicerina, emolientes e hidratantes, que evitam esse tipo de problema, além de poder provocar rachaduras e pequenas feridas nas mãos dos manipuladores, aumentando ainda mais o risco de contaminação.
  • Custo: Em relação ao custo de ambos os produtos, obtivemos os seguintes  valores médios:

Álcool gel – 500 ml: R$ 15,86

Álcool líquido – 500 ml: R$ 3,49

Posso concluir com esse breve post que temos vantagens e desvantagens na substituição do álcool 70° gel pelo álcool 70° líquido, sendo a principal vantagem o custo, já que a forma de gel é quatro vezes mais cara que o produto apresentado em forma líquida. As desvantagens dessa substituição seriam possivelmente a pouca adesão dos usuários pela textura ser pouco agradável para as mãos, a dificuldade de espalhar o produto completamente nas mãos e a dificuldade em encontrar suportes adequados para sua disposição nas áreas pertinentes.

10 thoughts on

Álcool 70° gel X Álcool 70° líquido: qual o mais eficaz para sanitização das mãos?

  • Juliane Cunha Pegoretti

    É importante considerar se o registro na ANVISA é para higienização de ambientes ou se é para mãos.

    • Maria Juliana Franceschini

      Boa tarde!
      Olá Juliane, como vai?

      Certamente este comentário está na parte 2 do nosso post sobre álcool 70°.

      Atenciosamente,
      Maria Juliana

  • Maria de Lourdes Mohallem

    Acho relevante dizer que o alccol gel 70 é menos volatil que o alccol 70 liqiido, portanto, menos inflamável

    • Maria Juliana Franceschini

      Boa tarde!
      Olá Lourdes, como vai?

      Estaremos colocando essas informações no post 2 sobre álcool 70°!
      Obrigada pela contribuição!

      Atenciosamente,
      Maria Juliana

  • Mayara kerlyn arantes silva

    Tenho dúvida se o alcool em espuma pode ser utilizado em substituição do alcool gel para sanitizar as mãos.

    • Maria Juliana Franceschini

      Boa tarde!
      Olá Mayara, como vai?

      Sim, mas antes é preciso verificar à composição do produto, verificar se o álcool é 70° e se é específico para sanitização das mãos.
      Estarei escrevendo a parte II desse post e vou citar esse tipo de produto.

      Atenciosamente,
      Maria Juliana

  • MILTON PINHEIRO DE SOUZA

    BOA NOITE MARIA JULIANA, O ÁLCOOL 70 LÍQUIDO FAZ O MESMO EFEITO QUE O ÁLCOOL GEL 70

    • Maria Juliana Franceschini

      Boa tarde!
      Olá Milton, como vai?

      Sim, o álcool 70° líquido possui o mesmo efeito do álcool 70° em gel. A diferença é que o álcool gel costuma ter uma mistura de produtos cosméticos (glicerina) que auxiliam na hidratação das mãos.

      Atenciosamente,
      Maria Juliana

  • andré costa dos santos

    Olá bom dia tudo bem com você gostaria de tirar uma duvida se eu transferir o álcool 70 do frasco original para um borrifador que eu comprei para aumentar os pontos de álcool 70 pelo meu local de trabalho posso considerar a data de validade a mesma da embalagem original de 24 meses quando for fazer a etiqueta para identificação do mesmo borrifador

    • Maria Juliana Franceschini

      Boa tarde!
      Oi André, como vai?

      Obrigada pelo seu comentário e questionamento.
      Sim, você deve considerar a data de validade do produto a mesma informada na embalagem (original).
      Se certifique que a embalagem está limpa e estéril para fazer a transferência de conteúdo da embalagem original para o borrifador.

      Atenciosamente,
      Maria Juliana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar