Na última quinta-feira a Anvisa divulgou as notas individuais de 2.075 estabelecimentos participantes da Categorização dos Serviços de Alimentação. Os selos devem permanecer na entrada dos estabelecimentos até agosto.
Os resultados da primeira etapa foram comentados aqui no blog veja A Segurança de Alimentos na Copa do Mundo – Os resultados.
Resultados finais
Dos 1876 estabelecimentos avaliados nos dois ciclos, 49% melhoraram, 40% mantiveram seus resultados e 11% pioraram entre a primeira e a segunda avaliação.
Destaques:
Cidades sem nenhum estabelecimento com pendências: Jabotão dos Guararapes, Caruaru, Gravatá ,Cabo de Santo Agostinho e Recife (PE); Brasília – DF; Gramado e Pelotas (RS); Barueri e São Paulo (SP); João Pessoa (PB).
Gramado (RS) e Cabo de Santo Agostinho (PE) só tiveram estabelecimentos classificados com A e B.
Porto Alegre na classificação final não obteve nenhum estabelecimento com nota A, 44% foram classificados com nota C e 32% apresentaram pendências.
São Miguel do Gostoso (RN) manteve-se sem nenhum estabelecimento com nota A.
Melhores aeroportos: Curitiba (PR) com 100% dos estabelecimentos classificados com nota A., seguido de Guarulhos (SP) com 97% de nota A.
Na semana passada mostramos no post Restaurantes participantes da Categorização da Copa autuados-no-rio-de-janeiro. Veja a nota final dos 4 estabelecimentos que participaram da categorização:
– Confeitaria Colombo (Forte de Copacabana) – A
– Restaurante da Quinta da Boa Vista – B
– DRI (Parque Lage) – B
– La Biciclette (Jardim Botânico) – C
Programas como este deixam em evidência que a falta de fiscalização é mais um dos problemas crônicos em nosso país.
Para refletir:
Como um estabelecimento com nota A, pode apresentar alimentos vencidos, seria isso cumprir rigorosamente a legislação ou uma falha de pouca importância?
Programas como este já são um primeiro passo, mas o que nós como profissionais da área podemos fazer para melhorar estes resultados?
As notas dos estabelecimentos estão disponíveis no site da Anvisa.
Fonte: