Anúncios

Requisitos e exigências da etiqueta de calibração na indústria de alimentos

3 min leitura

Na indústria alimentícia, a calibração dos aparelhos de medição é essencial para a garantia da segurança de alimentos. Medidas de temperatura e pesagem, por exemplo, podem ser críticas durante um processo produtivo, desde a formulação adequada até a garantia microbiológica do produto. Mas após se certificar de que as medidas tomadas são fidedignas e obter o certificado de calibração, ainda é preciso se atentar à etiqueta de calibração.

Como já discutido aqui no blog, equipamentos que fornecem medidas necessárias para a tomada de decisões que influenciam a segurança do alimento devem ser calibrados. Segundo o documento normativo NIE-Cgcre-009 do Inmetro, os equipamentos devem ser identificados de modo que as informações sejam vistas facilmente. Em casos em que não seja possível afixar a etiqueta de identificação no próprio aparelho, esta deve ser afixada no seu estojo ou caixa.

Esta identificação deve conter o código atribuído ao equipamento e a data da calibração. Além disso outras informações, como a data da próxima calibração, localização, setor e classificação também podem ser incluídas. Quando o serviço é realizado por laboratório acreditado, é obrigatório o uso do símbolo da acreditação, o nome do laboratório e o número do certificado de calibração.

Modelo de etiqueta de calibração por laboratório acreditado (Fonte: Soluções Mais)

Outra informação importante é que o método de afixação da etiqueta não deve prejudicar o uso do instrumento, como por exemplo afixá-la sobre a graduação/visor de leitura. Além disso, ela deve ser removível de modo que seja devidamente substituída por uma nova quando ocorrer a recalibração.

No caso de calibração de itens de laboratório, o documento DOC-Cgcre-087 do Inmetro sobre os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 também indica a necessidade de identificação. Deve-se etiquetar o instrumento de modo que o usuário consiga identificar a sua situação no momento do uso. A norma diz que a codificação deve ser única, de modo a garantir a rastreabilidade entre os documentos da calibração e o instrumento ou vidraria.

O documento normativo NIE-Cgcre-009 diz que para instrumentos que se mantêm calibrados por longos períodos, como o caso de vidrarias, a etiqueta pode ser substituída por uma gravação ou pintura, desde que isso não altere as características do instrumento.

É importante citar que grande parte das calibrações pode ser realizada internamente, não necessariamente sob o regimento de alguma norma reguladora ou através de laboratório acreditado. Ainda nestes casos adota-se o uso da mesma sistemática, de modo a se garantir a rastreabilidade das informações.

Modelo de etiqueta de calibração interna (Fonte: Getrotech)

A calibração de equipamentos é um requisito do GFSI coberto pelas principais normas de segurança do alimento, como a FSSC 22000 no controle de monitoramento e medição. O item 8.7 da norma ISO 22000 aborda este assunto, indicando que os equipamentos devem ser identificados para permitir que a sua situação de calibração seja determinada.

Portanto, a identificação do equipamento ou instrumento faz parte da metodologia, sendo uma das etapas, assim como a definição da faixa de trabalho e determinação da frequência de calibração.

Para mais informações sobre como planejar um programa de calibração na indústria de alimentos, acesse aqui. Para entender melhor as etapas da calibração e a interpretação de certificados, acesse o passo-a-passo que se inicia neste post.

Referências:

  • Getrotech – Periodicidade de calibração – Uma necessidade
  • Inmetro DOQ-Cgcre-087 – Orientações gerais sobre os requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017
  • Inmetro NIE-Cgcre-009 – Uso da marca, do símbolo e de referências à acreditação
  • Soluções Mais – Etiqueta de calibração com selo RBC

One thought on

Requisitos e exigências da etiqueta de calibração na indústria de alimentos

  • Carla

    Muito completou o artigo. Parabéns!

    +1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar